Pesquisar

domingo, 6 de maio de 2012

Uma hora...suspense né? adivinhem Minha amiga a ... ..... tava chorando num canto da escola porque o ...... sabia que ela gostava dele e ela disse que foi a ...... que contou(os nomes estao assim em . pq eu n quero falar os nome) dai tal,eu fui conversar com a ...... e ela disse que não aguentou e teve que contar dai elas se desculparam e bla bla BLA! EPICO

quinta-feira, 29 de março de 2012

O meu tumblr ta dando sucesso

aleluia alguma coisa ta dando sucesso ALELUIA MEU COISA TA DANDO COISA DE SUCESSO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

revista capricho


Com Miley Cyrus

revista atrevidinha


Com Camp Rock

revista atrevidinha


com Nick Jonas

revista atrevidinha


com Sharpay

revista atrevidinha


Com Miranda

revista atrevidinha


Com Justin Bieber
Keke Palmer
Luan Santana
e
Big time rush

revista atrevidinha


com Taylor Swift

revista atrevidinha


com Isa tk +

revista atrevidinha


com Selena Gomez

revista atrevidinha


zack e cody a serie

Miley no brasil


revista com
Luan santana
rebeldes
e
superpoters

Famosos



os famosos
so em inglês -.-'

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Querido Diário Otário


Querido Diário Otário (título original: Dear Dumb Diary) é uma série de livros do gênero infanto-juvenil do escritor e ilustrador estadunidense Jim Benton, publicada pela editora Scholastic.Aqui no Brasil a série é publicada pela Editora Fundamento. A série consiste dos livros:

Dear Dumb Diary #1, Let's Pretend this Never Happened (2006, publicado como Dear Dumb Diary, Let's Pretend this Never Happened, br: Querido Diário Otário: É Melhor Fingir Que Isso Nunca Aconteceu)
Dear Dumb Diary #2, My Pants are Haunted! (2006, br: Querido Diário Otário, Tem Um Fantasma Na Minha Calça)
Dear Dumb Diary #3, Am I the Princess or the Frog? (2007, br: Querido Diário Otário, Eu Sou A Princesa ou o Sapo?)
Dear Dumb Diary #4, Never do Anything, Ever (2007, br: Querido Diário Otário, Nunca Faça Nada, Nunca)
Dear Dumb Diary #5, Can Adults become Human? (2008, br: Querido Diário Otário, Os Adultos Podem Virar Gente?)
Dear Dumb Diary #6, The Problem With Here Is That It's Where I'm From (2008, br: Querido Diário Otário, O Problema Desse Lugar É Que É Daqui Que Eu Vim)
Dear Dumb Diary #7, Never Underestimate Your Dumbness (2009, br: Nunca subestime a sua idiotice)
Dear Dumb Diary #8, It's Not My Fault I Know Everything (2009, br: Não é minha culpa se eu sei de tudo)
Dear Dumb Diary #9: That's What Friends Aren't For (2010, br: É para isso que NÃO servem os amigos)
Dear Dumb Diary #10: The Worst Things In Life Are Free (2010, br: As piores coisas da vida também são de graça)
Dear Dumb Diary #11: Well, I think I have super powers (2010, br: Pois é, acho que tenho super poderes.)
Dear Dumb Diary #12: I! (Just like you, only better.) (2010, br: Eu ! (Igualzinha a você, só que melhor.) )
We Dumb Diary # 13: (2010, br: Nosso diário otário)
Essa coleção de livros descreve a vida de Jamie Kelly, uma menina que mora com sua mãe, uma péssima cozinheira, seu pai e seu cachorro Fedido, um beagle com um odor desagradável, que brinca e namora seu brinquedinho "Nojogosma", chamado assim por Jamie. Também vive com ela a filha do Fedido, Fedidita, que tem como mãe Framboesa, a cadela de Angelina. Ela estuda no Colégio Mackerel, onde ela conheceu Isabella Vinchella, uma garota de sua idade (12 anos) que na maioria das situações aparece como "malvada" ou "cruel". Sua principal característica são seus óculos e cabeça redondos. Lá, ela também conheceu Angelina, uma menina loira e "gloriosamente" bonita que Jamie odeia. Angelina, porém, se mostra melhor que Isabella em algumas partes. Tem também Lucas Ribas, o " 8º garoto mais bonito da escola ", por quem Jamie é apaixonada. A escola tem personagens secundários como Mario Pinsetti (inventor de apelidos constrangedores cheio de espinhas), Michelle (comedora de lápis), e alguns outros.

Referências: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=120530400

Turma da Mônica jovem

Mônica

Mônica é alegre, meiga e ainda um pouco dentucinha, mas é agora uma garota esbelta e muito bonita. Muito determinada, sempre indo até o fim quando quer algo. Parece ter uma boa amizade com Cebola, compensando os atritos entre os dois, gerados por planos dele contra ela e coelhadas dela nele. Desta vez possuem uma amizade um tanto colorida, já que Mônica não esconde que é de fato apaixonada pelo Cebola, apesar que de vez em quando ainda suspira por outros garotos. Apesar de ainda ser geniosa, parece ter controlado isso conforme cresceu e se mostra mais calma e pensativa. Sempre está disposta a ajudar seus amigos e às vezes se esquece dela mesma por querer ajudar os outros. Ainda discute com o Cebola, mas não esconde suas segundas intenções e dá sempre um jeitinho de se aproximar do "amigo", fazendo um cafuné em seu cabelo e sempre lhe apoiando com todo amor, só que morre de ciúmes quando Cebola fala com outras garotas... Mas também adora provocá-lo, saindo com outros garotos na frente dele.
[editar] Cebola

Cebola é um adolescente esperto e muito inteligente. Rejeita ser chamado por seu apelido de infância, Cebolinha, e, por ter tido apenas cinco fios de cabelo nessa época, vive sendo chamado grotescamente de careca por seu amigo Cascão, mesmo tendo hoje mais cabelo. Costuma trocar o R pelo L quando fica nervoso, apesar de esse distúrbio ter sido mais frequente na infância, já que é de costume que fale certo. É de fato apaixonado pela Mônica e às vezes não consegue esconder isso. Ainda assim tenta vez ou outra impressionar outras meninas bonitas e fica nervoso quando a Mônica chega perto demais ou quando ocorre um clima de romance entre eles. Além é claro de crises de ciúmes por não gostar de ver a Monica com outro garoto, pois morre de ciúmes dela. Diferente de quando era criança, Cebola não pensa em ser mais o "Dono da Rua", agora ele quer é conquistar seu espaço no mundo com suas inovações tecnológicas e um tanto mirabolantes.
[editar] Magali

Melhor amiga de Mônica, era muito gulosa na infância, porém reeducou-se quanto a sua alimentação, consumindo alimentos mais saudáveis e tendo uma alimentação mais moderada, apesar de continuar sendo um pouco gulosa. Pratica diversos esportes, entre eles o softbol. Tem uma queda platônica pelo professor Rubens, o professor de Ciências, o que tem muita ênfase no começo da série; porém, nas histórias mais recentes é confirmado que continua namorando Quinzinho. Algumas histórias ainda mostram as duas situações acontecendo ao mesmo tempo. Magali ainda continua carinhosa e super meiga para com os amigos, e ainda possui uma queda por animais, especialmente por seu gato Mingau. Sua proximidade com Dudu não tem muita ênfase desta vez, pelo menos até agora.
[editar] Cascão

Cascão é um garoto esperto, criativo, descolado e muito bagunceiro, para desespero de sua mãe, que não consegue deixar o quarto em ordem. Adotou um estilo "Street" em seu vestuário e Adora praticar esportes radicais, tais como skate, mountain bike e le parkour, além de ser a estrela do time de futebol do Colégio do Limoeiro, no qual ele é o centro-avante. É fã de quadrinhos de ficção científica. Ainda é o melhor amigo do Cebola e continua namorando a Cascuda.

Doramas

Doramas era um guerreiro guanche das Ilhas Canárias

Na resistência à invasão castelhana destacou-se Doramas, um guerreiro guanche dos finais do século XV, membro da resistência nativa da Gran Canária aos esforços de submissão da ilha empreendida pelos Reis Católicos.

Originário do reino de Telde, pertenceu à classe social de "axicatnas" (tosquiados), nome aborígene dado à classe plebeia, já que esta era obrigada a manter os cabelos curtos, ao contrário da nobreza que os podia usar compridos em sinal dos seus privilégios. O nome de Doramas era aparentemente um apelido de origem antropomórfica significando "o das grandes narinas". De compleição forte, de largo arcaboiço e média estatura, Doramas era conhecido por sua habilidade no combate e pela sua capacidade de liderança. Em batalha usava uma rodela de dragoeiro como escudo protector, pintada em esquartelado de branco, preto e vermelho, e empunhava uma enorme espada de madeira.

Liderou e participou activamente na defesa da ilha quando Castela inicia a sua conquista em 1478. Distinguindo-se, foi nomeado nobre pelo guanarteme, transferindo-se para o reino de Gáldar, no norte da ilha, já que, por esse tempo, a ilha de Gran Canária foi dividida em dois reinos: Telde a sul; e Gáldar no norte.

Comandou as forças guanches sediadas na zona norte da ilha, as quais ofereceram grande resistência invasor refugiando-se na montanha que hoje, em sua memória, é designada por Doramas.

O seu sucesso à frente das forças da resistência levam a que seja escolhido para o lugar de ‘’guanarteme’’, sendo o único plebeu que se conhece ter ascendido à realeza.

Já como rei, teve de enfrentar a campanha final de submissão da ilha ao poder castelhano, comandada pelo general Pedro de Vera. No decurso dessa operação, a 20 de Agosto de 1481, numa dura batalha travada na região de Arucas, Doramas caiu ferido por uma lançada, falecendo de seguida.

A 30 de Novembro de 1481, na mesma região, trava-se a decisiva batalha de Arucas entre as forças guanche e as tropas do general Pedro de Vera, de que resultou o aniquilamento da resistência guanche.

O cadáver de Doramas foi decapitado e a cabeça foi exibida pelas ruas da cidade de Las Palmas, como aviso à população nativa.

Após a guerra, no baptismo aos descendentes de certos nobres guanches foi concedida a possibilidade de manter o seu apelido aborígene. Aos descendentes de Doramas foi concedido o apelido de Oramas, um dos poucos da origem puramente guanche na actualidade se conservam.

A Gran Canária foi oficialmente incorporada na coroa de Castela no dia 29 de Abril do ano de 1483.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vila da areia

Vila Oculta da Areia
Vila Oculta da Areia
Vila Oculta de Naruto
O centro administrativo da vila.
Nome original 砂隠れの里 (Sunagakure no Sato)
País País do Vento
- 5º Kazekage - Gaara do Deserto
Símbolo da Aldeia da Areia

A Vila Oculta da Areia é uma das Grandes Vilas Ocultas das Cinco Grandes Nações, situada no País do Vento, que fica no sudoeste do mundo de Naruto. Faz fronteira com o País da Terra e o País do Fogo, sendo a segunda vila mais poderosa e rica que é controlada pelo Kazekage (Sombra do Vento).

A Vila da Areia se situa perto de um imenso rio de água potável que fica no meio do deserto do País do Vento. A vila inteira é feita basicamente de areia, mas há minerais nas construções tão compactos que fazem as construções serem mais fortes do que o normal. Os antigos da Vila dizem que a ideia de construções de areia fora ideia do Primeiro Kazekage que tinha um controle anormal sobre a areia, era capaz de criar fortes e seguras construções em qualquer lugar.

A Vila tem várias casas em formato de tigelas e prédios imensos, que podem passar até 1 km de altura, sendo a maior construção o local do gabinete do Kazekage. Os habitantes da vila passam a maior parte do tempo em afazeres dentro de suas residências uma vez que a Vila recebe sempre fortes tempestades de areia que impede as pessoas saírem, sendo raros os dias que chovem ou dias belos de Sol fraco e clima fresco.

Todos ninjas da vila tem a capacidade de manipular técnicas Fuuton. Outro tipo de habilidade bastante difundido é a arte de manipular marionetes com chakra, o Kugutsu no Jutsu. Há também habilidade de criar venenos.
[editar] Política e proteção pessoal

O sistema político da Vila consiste em um Kazekage e dois conselheiros, este dois últimos responsáveis por decidir as leis da vila. Não gostam de depender de nenhuma outra vila, mesmo grande parte do lucro vindo de indicações do País do Fogo. Muitos conselheiros não gostam da aliança com a Vila Oculta da Folha, mas são obrigados a mantê-la para não correr o risco de fazer sua vila enfraquecer.

Na administração de Gaara, a relação com as outras vilas tornou-se mais pacífica, apesar da discordância dos conselheiros. Devido ao sequestro do Quarto Kazekage, a defesa da Vila intensificou-se.
[editar] Kazekage
Chapéu usado pelo Kazekage.

A escolha de um Kazekage é realizada por meio de uma reunião entre os conselheiros da Vila.

Já houve cinco Kazekages. o Segundo Kazekage pesquisou sobre Jinchuurikis e Bijuu com intenção de aumentar o poder do país. O Terceiro Kazekage foi considerado o mais forte deles pois tinha uma habilidade única de controlar a areia de ferro (Satetsu), adquirida ao observar as técnicas de areia do antigo Jinchuuriki do Ichibi no Shukaku. Foi raptado por Sasori e transformado numa marionete. Durante a invasão da Vila da Folha pela Vila da Areia e pela Vila do Som é revelado que Orochimaru matou o Quarto Kazekage. Assim, após terminar invasão, Gaara, filho do Quarto Kazekage, se torna o Quinto Kazekage.[1]

Quarto Kazekage

Era casado com Karura com quem teve três filhos: Gaara, Kankurou e Temari. Ordenou a caça ao bijuu Shukaku e teve seu filho Gaara como receptáculo dele. Kakura morreu quando Gaara completou oito meses, por um efeito colateral do selamento em seu filho. Deixou a defesa absoluta como herança para ele.

Enfurecido pela morte de sua esposa, passou a culpar seu filho por isto, até o momento que nem sequer o considerava filho. Ordenou que seu cunhado, Yashamaru, matasse Gaara, mas este acabou sendo morto por ele. Com esta tentativa de assassinato, o desprezo pelo pai, a falta de uma mãe e a visão que todos os habitantes tinham de que ele não passava de uma arma, Gaara passou a assassinar todos que o desafiassem.

Foi morto durante o Exame Chunnin por Orochimaru, que tomou seu lugar.

Durante a Quarta Guerra Shinobi, foi ressuscitado por Kabuto através do Edo Tensei, mas foi derrotado e selado por Gaara (seu filho e Quinto Kazekage).
[editar] História

A Vila Oculta da Areia foi fundada ao fim da Primeira Grande Guerra Ninja, inspirando-se no modelo administrativo da Vila Oculta da Folha. Tempos depois, Hashirama Senju, o primeiro Hokage da Vila da Folha, ainda buscando criar alianças com as demais vilas, propôs um acordo de paz e ofereceu parceria com a Vila da Areia. Para selar estes acordos, ofereceu um de seus nove Bijuus, à escolha da Vila da Areia, para ser dado como sinal de boa fé. A Vila da Areia escolheu então o de uma cauda, Shukaku, que controlava as naturezas de chakra de vento e de areia.

Como o Bijuu fugiu para o deserto ao primeiro descuido do primeiro Kazekage e estava assustando os moradores, o Shukaku foi selado então em um recém-nascido, tornando-o o primeiro Jinchuuriki da Shukaku. Como posteriormente a criança teve seu corpo tomado por este demônio, a Vila da Areia entrou em estado de alerta, até que o Bijuu escapou do corpo, matando o portador. A Vila foi quase totalmente destruída devido a isto, e os moradores se tornaram receosos em relação aos jinchuurikis.

A Vila da Areia e a Vila da Folha tiveram sérios desentendimentos que levaram à Segunda Grande Guerra Ninja. Chiyo pediu ao conselho que declarasse a guerra, pois desejava vingança contra a Vila da Folha e Sakumo Hatake pela morte do seu filho. O segundo Kazekage conseguiu então capturar o Shukaku durante a guerra, e este então foi selado em outro recém-nascido. Antes do término da guerra, porém, o Bijuu escapou novamente e o segundo jinchuuriki do shukaku morreu no processo. Devido à isto, à morte do segundo Kazekage durante a guerra e às poucas baixas sofridas pela Vila da Folha, devido à boa equipe médica, a Vila da Areia passou por sérios transtornos.

O terceiro Kazekage foi então escolhido, e o equilíbrio foi restabelecido na Vila, graças a seus métodos calmos e seus poderes, que expulsaram inúmeros invasores do País do Vento. Posteriormente propôs exterminar a caça ao Shukaku, porém os conselheiros da época seguiam os ensinamentos do primeiro Kazekage e negaram seu pedido. Insistiu, alegando que a criatura, por mais demoníaca que fosse, ainda deveria ter o direito à vida. Porém, como a Akatsuki estava caçando os Bijuus para que servissem a seus próprios motivos, o Kazekage se viu obrigado a capturar o Shukaku. Capturou, selou-o no terceiro Jinchuuriki e, através deste, conseguiu desenvolver sua Kekkei Genkai de fusão dos elementos Doton e Raiton, criando o eletromagnetismo. Com isto, consagrou-se como o mais poderoso líder da Vila até então, pois conseguiu o poder sobre a Areia de Ferro.

Como o terceiro Kazekage desapareceu sem deixar pistas, a Vila da Areia iniciou a Terceira Grande Guerra Ninja ao supor que alguma das Cinco Grandes Nações estivesse envolvida. Este desapareceu após ser convidado para a Akatsuki. Como precisaria dar o Shukaku ao líder da organização, Pein, o Kazekage mudou de ideia, pois seria visto como o pior líder da Vila. Assim, o Kazekage, sem conhecimento da Vila, lutou contra Sasori, o melhor manipulador de Kugutsu de até então, neto de Chiyo, e espião da Akatsuki infiltrado na Vila. Tendo o Kazekage perdido, foi transformado em uma marionete de Sasori, que abandonou definitivamente a Vila.

A Terceira Guerra Ninja causou muitas baixas à Vila da Areia, pois a Vila da Folha possuía muitos ninjas talentosos, além dos Sannins. Entre os ninjas talentosos, pode-se citar Minato Namikaze, Kakashi Hatake e Itachi Uchiha. O único fator que de certa forma beneficiou a Vila da Areia foi o suicídio de Sakumo Hatake. Descobriram então que nenhuma nação havia capturado o Kazekage, e a aliança com a Vila da Folha foi restabelecida. O Terceiro Hokage ficou muito contente com isto, e a Terceira Guerra Ninja acabou. A Vila prosseguiu com as buscas ao Kazekage secretamente, mesmo após a eleição do sucessor. O Shukaku escapou novamente para o deserto, matando outro Jinchuuriki.

Com o fim da Terceira Guerra, o Quarto Kazekage foi eleito. A escolha agradou muito a vila, pois esta o conhecia como alguém extremamente sério e que gostava de lealdade firme. Ficou conhecido por capturar definitivamente o Shukaku. Como não queria depender da Vila da Folha, selou o demônio através de Chiyo em uma criança que ainda ia nascer, o seu filho, que ainda estava na barriga de Karura. Como o Shukaku cria um enorme distúrbio de chackra durante o selamento, Kakura morre pouco após o parto, não sem antes batizar a criança como Gaara e dar-he a Defesa Absoluta de Areia.

O Kazekage passou a odiar seu filho, por considerá-lo culpado pela morte de sua esposa. Toda a Vila tinha receio de sua existência, devido às experiências anteriores com Jinchuurikis. Eventualmente o poder do Shukaku extravasava e matava algumas crianças. O Kazekage passou a ordenar o assassinato de Gaara secretamente. Yashamaru, seu tio, era o único que gostava dele, mas ainda assim, participou das tentativas de assassiná-lo, ao perceber que não conseguia amá-lo de todo. Pouco antes de morrer, o tio revela que Gaara é, na verdade, o Jinchuuriki. Com tamanho choque, a consciência de Gaara é parcialmente tomada pelo Shukaku.

Possuído pelo demônio, Gaara torna-se um frio assassino. Em certa ocasião, libertou temporariamente o Shukaku, ameaçando matar todos da Vila que defendessem o Kazekage se este não cessasse as tentativas de assassinato. Desde este momento, passou a ser extremamente temido por todo o País do Vento, e não foi mais importunado.

O Quarto Kazekage é assassinado, bem como seus subordinados, por Orochimaru, próximo a fronteira do País. Este tomou sua forma e passou a controlar a Vila em seu lugar. Neste tempo, criou uma aliança com a Vila Oculta do Som e inventou que o Senhor Feudal cortou relações com a Vila devido à sua aliança com a Vila da Folha, pois temia que sua Vila se enfraquecesse e seu país deixasse de ser uma das Cinco Grandes Nações. Dizendo isto, justificou a tentativa de destruição da Vila da Folha.

A invasão se iniciou secretamente com os competidores do Exame Chunnin: Gaara, Temari e Kankurou. Com este ataque surpresa, a Vila da Folha sofre muitas baixas, entre elas, o Terceiro Hokage causada por Orochimaru disfarçado de Kazekage, com ajuda de seus subordinados. Entretanto, a Vila da Folha consegue expulsar os invasores. Os ninjas sobreviventes vão até a fronteira do País do Fogo, onde encontram o corpo do verdadeiro Quarto Kazekage, junto a seus subordinados. Analisando o estado de decomposição, percebem que a Vila da Areia estava sendo enganado desde antes do início do Exame Chunnin. Baki, um dos líderes da invasão, percebe a grande besteira feita pela Vila e informa aos conselheiros quais eram os responsáveis pelo falso Kazekage: Orochimaru e o Quarteto do Som. A aliança entre as vilas é reatada em um encontro na capital do País do Fogo entre os conselheiros e senhores feudais de ambos países.

Dois anos após a morte do Quarto Kazekage, Gaara se torna o Quinto, mudando radicalmente a opinião da Vila sobre os Jinchuurikis: antes o viam apenas como quem tinha um demônio no corpo, mas agora o viam como o que não hesitava em defender aqueles que um dia o desprezaram. A Akatsuki volta a aparecer ao capturar Gaara usando Deidara e Sasori. O País do Vento pede auxílio à Vila Oculta da Folha, que manda dois times para auxiliar: o Time Kakashi e o Time Gai. Sasori é morto e Deidara derrotado, mas Gaara não retorna vivo, pois o Bijuu já havia sido extraído. Então, Chiyo usa um ninjutsu de ressuscitação que a mata. Fica feliz com a nova geração de ninjas que presenciou iniciar.

Posteriormente, diante da ameaça promovida pela akatsuki, juntamente aos demais kages, o Quinto Kazekage formaram a aliança shinobi. Nesta o kazekage assumiu o papel de Comandante da Aliança das cinco Nações e ainda General da Quarta Divisão.
[editar] Habitantes
[editar] Chikamatsu Mozaemon

Foi o fundador do Kugutsu, a arte de manipular marionetes. É conhecido na Vila da Areia como o Lendário Ninjas Titeriteiro. Era amigo do Eremita dos Seis Caminhos.
[editar] Chiyo
Chiyo.

É conselheira da Vila. Não gosta da Vila Oculta da Folha pois Tsunade Senju, a pessoa que conhece melhor venenos que ela, e Sakumo Hatake, que matou seu filho, são de lá. Selou o Bijuu Shukaku dentro do filho do Quarto Kazekage, Gaara. Usa uma prótese de madeira em seu braço direito, tendo assim alguns truques nele. Usa os Jyukki Chikamatsu no Shuu, dez marionetes, cada qual com uma habilidade especial, sendo algumas destas na verdade um conjunto de bonecos.

Derrota seu neto Sasori, juntamente com Sakura Haruno, após este sequestrar Gaara. Arrepende-se então de seu passado e usa Tensei no Jutsu para reviver Gaara, morrendo no processo.

Durante a Quarta Guerra Shinobi, ela foi ressuscitada por Kabuto através do Edo Tensei, designada para enfrentar a divisão de enboscada da Aliança Shinobi.
[editar] Ebizou
Ebizou.

É atual conselheiro da Vila. Mora com Chiyo, sua irmã, desde que seu sobrinho Sasori desapareceu. Está vivo desde a Segunda Grande Guerra Ninja. Possui a habilidade de manipular marionetes em batalha.
[editar] Baki

É o Jounin que treinou Gaara, Temari e Kankuro, os filhos do Quarto Kazekage e os supervisionou durante a invasão à Vila Oculta da Folha. Tenta matar Sasuke Uchiha, mas é interrompido por Genma Shiranui. Na volta para a Vila da Areia encontra, junto com os demais sobreviventes, o corpo do verdadeiro Quarto Kazekage. Percebendo que havia sido enganado, reporta para a Vila da Folha que quem havia coordenado o ataque tinha sido Orochimaru. Envia seu time para ajudar a Vila da Folha no resgate de Sasuke, mas a missão falha e o time fica por um tempo na Vila da Folha. Posteriormente torna-se conselheiro de Gaara, o Quinto Kazekage.
[editar] Kankuro
Kankuro.

Pratica o Kugutsu no Jutsu com suas marionetes produzidas por Sasori. Kankuro gosta do irmão Gaara mas teme um pouco a sua instabilidade mental causadas pelo Bijuu Shukaku no interior deste. Durante o Exame Chunnin, recebe a missão de ajudar Garra no ataque à Vila Oculta da Folha. Ajuda a fuga deste quando, durante a luta contra Sasuke Uchiha, Gaara perde o controle do Bijuu. Posteriormente cumpre a missão de apoiar o grupo de resgate de Sasuke juntamente com Temari e Gaara. Já como Jōnin, confronta Sasori quando este, juntamente com Deidara, sequestra Gaara, já Kazekage. Entretanto, é envenenado. Ao se recuperar, parte com Temari em busca do Time Kakashi, que havia ido resgatar Gaara. Presencia o ressuscitamento do irmão por Chiyo. O relacionamento entres os tres irmãos melhora após o exame chunnin, quando Gaara recupera sua consciencia após a luta contra Uzumaki Naruto e passa a confiar e se abrir com os irmãos. Durante a Quarte Guerra Shinobi foi nomeado comandante da Divisão de Emboscada. Nesta ele e seu grupo, durante confronto com a divisão de emboscada inimiga, derrotam Sasori, Deidara e Shin (Irmão adotivo de Sai).
[editar] Temari

É filha do Quarto Kazekage, irmã de Gaara e Kankuro. Durante o Exame Chunnin foi incumbida, juntamente de Kankuro, da escolta de Gaara durante a invasão à Vila Oculta da Folha. Posteriormente foi designada a ajudar o resgate a Sasuke Uchiha, onde colaborou com Shikamaru Nara. Como Jonin, foi designada para tratar de assuntos referentes ao Exame Chunnin. Quando toma conhecimento do sequestro de Gaara, já Kazekage, pela Akatsuki, parte em companhia de Kankuro e alguns outros ninjas para realizar seu resgate.
[editar] Matsuri

É uma garota que possui medo de armas por seus pais terem sido mortos por elas. É a única Gennin que escolhe ser treinada por Gaara. Por ela não conseguir manejar nenhuma arma, Gaara lhe dá Jouhyou, uma espécie de Kusarigama. Shitenshounin decide sequestrar Matsuri numa tentativa de capturar Gaara, mas fracassam

País do Vento

Vila Oculta da Areia
Vila Oculta da Areia
Vila Oculta de Naruto
O centro administrativo da vila.
Nome original 砂隠れの里 (Sunagakure no Sato)
País País do Vento
- 5º Kazekage - Gaara do Deserto
Símbolo da Aldeia da Areia

A Vila Oculta da Areia é uma das Grandes Vilas Ocultas das Cinco Grandes Nações, situada no País do Vento, que fica no sudoeste do mundo de Naruto. Faz fronteira com o País da Terra e o País do Fogo, sendo a segunda vila mais poderosa e rica que é controlada pelo Kazekage (Sombra do Vento).

A Vila da Areia se situa perto de um imenso rio de água potável que fica no meio do deserto do País do Vento. A vila inteira é feita basicamente de areia, mas há minerais nas construções tão compactos que fazem as construções serem mais fortes do que o normal. Os antigos da Vila dizem que a ideia de construções de areia fora ideia do Primeiro Kazekage que tinha um controle anormal sobre a areia, era capaz de criar fortes e seguras construções em qualquer lugar.

A Vila tem várias casas em formato de tigelas e prédios imensos, que podem passar até 1 km de altura, sendo a maior construção o local do gabinete do Kazekage. Os habitantes da vila passam a maior parte do tempo em afazeres dentro de suas residências uma vez que a Vila recebe sempre fortes tempestades de areia que impede as pessoas saírem, sendo raros os dias que chovem ou dias belos de Sol fraco e clima fresco.

Todos ninjas da vila tem a capacidade de manipular técnicas Fuuton. Outro tipo de habilidade bastante difundido é a arte de manipular marionetes com chakra, o Kugutsu no Jutsu. Há também habilidade de criar venenos.
[editar] Política e proteção pessoal

O sistema político da Vila consiste em um Kazekage e dois conselheiros, este dois últimos responsáveis por decidir as leis da vila. Não gostam de depender de nenhuma outra vila, mesmo grande parte do lucro vindo de indicações do País do Fogo. Muitos conselheiros não gostam da aliança com a Vila Oculta da Folha, mas são obrigados a mantê-la para não correr o risco de fazer sua vila enfraquecer.

Na administração de Gaara, a relação com as outras vilas tornou-se mais pacífica, apesar da discordância dos conselheiros. Devido ao sequestro do Quarto Kazekage, a defesa da Vila intensificou-se.
[editar] Kazekage
Chapéu usado pelo Kazekage.

A escolha de um Kazekage é realizada por meio de uma reunião entre os conselheiros da Vila.

Já houve cinco Kazekages. o Segundo Kazekage pesquisou sobre Jinchuurikis e Bijuu com intenção de aumentar o poder do país. O Terceiro Kazekage foi considerado o mais forte deles pois tinha uma habilidade única de controlar a areia de ferro (Satetsu), adquirida ao observar as técnicas de areia do antigo Jinchuuriki do Ichibi no Shukaku. Foi raptado por Sasori e transformado numa marionete. Durante a invasão da Vila da Folha pela Vila da Areia e pela Vila do Som é revelado que Orochimaru matou o Quarto Kazekage. Assim, após terminar invasão, Gaara, filho do Quarto Kazekage, se torna o Quinto Kazekage.[1]

Quarto Kazekage

Era casado com Karura com quem teve três filhos: Gaara, Kankurou e Temari. Ordenou a caça ao bijuu Shukaku e teve seu filho Gaara como receptáculo dele. Kakura morreu quando Gaara completou oito meses, por um efeito colateral do selamento em seu filho. Deixou a defesa absoluta como herança para ele.

Enfurecido pela morte de sua esposa, passou a culpar seu filho por isto, até o momento que nem sequer o considerava filho. Ordenou que seu cunhado, Yashamaru, matasse Gaara, mas este acabou sendo morto por ele. Com esta tentativa de assassinato, o desprezo pelo pai, a falta de uma mãe e a visão que todos os habitantes tinham de que ele não passava de uma arma, Gaara passou a assassinar todos que o desafiassem.

Foi morto durante o Exame Chunnin por Orochimaru, que tomou seu lugar.

Durante a Quarta Guerra Shinobi, foi ressuscitado por Kabuto através do Edo Tensei, mas foi derrotado e selado por Gaara (seu filho e Quinto Kazekage).
[editar] História

A Vila Oculta da Areia foi fundada ao fim da Primeira Grande Guerra Ninja, inspirando-se no modelo administrativo da Vila Oculta da Folha. Tempos depois, Hashirama Senju, o primeiro Hokage da Vila da Folha, ainda buscando criar alianças com as demais vilas, propôs um acordo de paz e ofereceu parceria com a Vila da Areia. Para selar estes acordos, ofereceu um de seus nove Bijuus, à escolha da Vila da Areia, para ser dado como sinal de boa fé. A Vila da Areia escolheu então o de uma cauda, Shukaku, que controlava as naturezas de chakra de vento e de areia.

Como o Bijuu fugiu para o deserto ao primeiro descuido do primeiro Kazekage e estava assustando os moradores, o Shukaku foi selado então em um recém-nascido, tornando-o o primeiro Jinchuuriki da Shukaku. Como posteriormente a criança teve seu corpo tomado por este demônio, a Vila da Areia entrou em estado de alerta, até que o Bijuu escapou do corpo, matando o portador. A Vila foi quase totalmente destruída devido a isto, e os moradores se tornaram receosos em relação aos jinchuurikis.

A Vila da Areia e a Vila da Folha tiveram sérios desentendimentos que levaram à Segunda Grande Guerra Ninja. Chiyo pediu ao conselho que declarasse a guerra, pois desejava vingança contra a Vila da Folha e Sakumo Hatake pela morte do seu filho. O segundo Kazekage conseguiu então capturar o Shukaku durante a guerra, e este então foi selado em outro recém-nascido. Antes do término da guerra, porém, o Bijuu escapou novamente e o segundo jinchuuriki do shukaku morreu no processo. Devido à isto, à morte do segundo Kazekage durante a guerra e às poucas baixas sofridas pela Vila da Folha, devido à boa equipe médica, a Vila da Areia passou por sérios transtornos.

O terceiro Kazekage foi então escolhido, e o equilíbrio foi restabelecido na Vila, graças a seus métodos calmos e seus poderes, que expulsaram inúmeros invasores do País do Vento. Posteriormente propôs exterminar a caça ao Shukaku, porém os conselheiros da época seguiam os ensinamentos do primeiro Kazekage e negaram seu pedido. Insistiu, alegando que a criatura, por mais demoníaca que fosse, ainda deveria ter o direito à vida. Porém, como a Akatsuki estava caçando os Bijuus para que servissem a seus próprios motivos, o Kazekage se viu obrigado a capturar o Shukaku. Capturou, selou-o no terceiro Jinchuuriki e, através deste, conseguiu desenvolver sua Kekkei Genkai de fusão dos elementos Doton e Raiton, criando o eletromagnetismo. Com isto, consagrou-se como o mais poderoso líder da Vila até então, pois conseguiu o poder sobre a Areia de Ferro.

Como o terceiro Kazekage desapareceu sem deixar pistas, a Vila da Areia iniciou a Terceira Grande Guerra Ninja ao supor que alguma das Cinco Grandes Nações estivesse envolvida. Este desapareceu após ser convidado para a Akatsuki. Como precisaria dar o Shukaku ao líder da organização, Pein, o Kazekage mudou de ideia, pois seria visto como o pior líder da Vila. Assim, o Kazekage, sem conhecimento da Vila, lutou contra Sasori, o melhor manipulador de Kugutsu de até então, neto de Chiyo, e espião da Akatsuki infiltrado na Vila. Tendo o Kazekage perdido, foi transformado em uma marionete de Sasori, que abandonou definitivamente a Vila.

A Terceira Guerra Ninja causou muitas baixas à Vila da Areia, pois a Vila da Folha possuía muitos ninjas talentosos, além dos Sannins. Entre os ninjas talentosos, pode-se citar Minato Namikaze, Kakashi Hatake e Itachi Uchiha. O único fator que de certa forma beneficiou a Vila da Areia foi o suicídio de Sakumo Hatake. Descobriram então que nenhuma nação havia capturado o Kazekage, e a aliança com a Vila da Folha foi restabelecida. O Terceiro Hokage ficou muito contente com isto, e a Terceira Guerra Ninja acabou. A Vila prosseguiu com as buscas ao Kazekage secretamente, mesmo após a eleição do sucessor. O Shukaku escapou novamente para o deserto, matando outro Jinchuuriki.

Com o fim da Terceira Guerra, o Quarto Kazekage foi eleito. A escolha agradou muito a vila, pois esta o conhecia como alguém extremamente sério e que gostava de lealdade firme. Ficou conhecido por capturar definitivamente o Shukaku. Como não queria depender da Vila da Folha, selou o demônio através de Chiyo em uma criança que ainda ia nascer, o seu filho, que ainda estava na barriga de Karura. Como o Shukaku cria um enorme distúrbio de chackra durante o selamento, Kakura morre pouco após o parto, não sem antes batizar a criança como Gaara e dar-he a Defesa Absoluta de Areia.

O Kazekage passou a odiar seu filho, por considerá-lo culpado pela morte de sua esposa. Toda a Vila tinha receio de sua existência, devido às experiências anteriores com Jinchuurikis. Eventualmente o poder do Shukaku extravasava e matava algumas crianças. O Kazekage passou a ordenar o assassinato de Gaara secretamente. Yashamaru, seu tio, era o único que gostava dele, mas ainda assim, participou das tentativas de assassiná-lo, ao perceber que não conseguia amá-lo de todo. Pouco antes de morrer, o tio revela que Gaara é, na verdade, o Jinchuuriki. Com tamanho choque, a consciência de Gaara é parcialmente tomada pelo Shukaku.

Possuído pelo demônio, Gaara torna-se um frio assassino. Em certa ocasião, libertou temporariamente o Shukaku, ameaçando matar todos da Vila que defendessem o Kazekage se este não cessasse as tentativas de assassinato. Desde este momento, passou a ser extremamente temido por todo o País do Vento, e não foi mais importunado.

O Quarto Kazekage é assassinado, bem como seus subordinados, por Orochimaru, próximo a fronteira do País. Este tomou sua forma e passou a controlar a Vila em seu lugar. Neste tempo, criou uma aliança com a Vila Oculta do Som e inventou que o Senhor Feudal cortou relações com a Vila devido à sua aliança com a Vila da Folha, pois temia que sua Vila se enfraquecesse e seu país deixasse de ser uma das Cinco Grandes Nações. Dizendo isto, justificou a tentativa de destruição da Vila da Folha.

A invasão se iniciou secretamente com os competidores do Exame Chunnin: Gaara, Temari e Kankurou. Com este ataque surpresa, a Vila da Folha sofre muitas baixas, entre elas, o Terceiro Hokage causada por Orochimaru disfarçado de Kazekage, com ajuda de seus subordinados. Entretanto, a Vila da Folha consegue expulsar os invasores. Os ninjas sobreviventes vão até a fronteira do País do Fogo, onde encontram o corpo do verdadeiro Quarto Kazekage, junto a seus subordinados. Analisando o estado de decomposição, percebem que a Vila da Areia estava sendo enganado desde antes do início do Exame Chunnin. Baki, um dos líderes da invasão, percebe a grande besteira feita pela Vila e informa aos conselheiros quais eram os responsáveis pelo falso Kazekage: Orochimaru e o Quarteto do Som. A aliança entre as vilas é reatada em um encontro na capital do País do Fogo entre os conselheiros e senhores feudais de ambos países.

Dois anos após a morte do Quarto Kazekage, Gaara se torna o Quinto, mudando radicalmente a opinião da Vila sobre os Jinchuurikis: antes o viam apenas como quem tinha um demônio no corpo, mas agora o viam como o que não hesitava em defender aqueles que um dia o desprezaram. A Akatsuki volta a aparecer ao capturar Gaara usando Deidara e Sasori. O País do Vento pede auxílio à Vila Oculta da Folha, que manda dois times para auxiliar: o Time Kakashi e o Time Gai. Sasori é morto e Deidara derrotado, mas Gaara não retorna vivo, pois o Bijuu já havia sido extraído. Então, Chiyo usa um ninjutsu de ressuscitação que a mata. Fica feliz com a nova geração de ninjas que presenciou iniciar.

Posteriormente, diante da ameaça promovida pela akatsuki, juntamente aos demais kages, o Quinto Kazekage formaram a aliança shinobi. Nesta o kazekage assumiu o papel de Comandante da Aliança das cinco Nações e ainda General da Quarta Divisão.
[editar] Habitantes
[editar] Chikamatsu Mozaemon

Foi o fundador do Kugutsu, a arte de manipular marionetes. É conhecido na Vila da Areia como o Lendário Ninjas Titeriteiro. Era amigo do Eremita dos Seis Caminhos.
[editar] Chiyo
Chiyo.

É conselheira da Vila. Não gosta da Vila Oculta da Folha pois Tsunade Senju, a pessoa que conhece melhor venenos que ela, e Sakumo Hatake, que matou seu filho, são de lá. Selou o Bijuu Shukaku dentro do filho do Quarto Kazekage, Gaara. Usa uma prótese de madeira em seu braço direito, tendo assim alguns truques nele. Usa os Jyukki Chikamatsu no Shuu, dez marionetes, cada qual com uma habilidade especial, sendo algumas destas na verdade um conjunto de bonecos.

Derrota seu neto Sasori, juntamente com Sakura Haruno, após este sequestrar Gaara. Arrepende-se então de seu passado e usa Tensei no Jutsu para reviver Gaara, morrendo no processo.

Durante a Quarta Guerra Shinobi, ela foi ressuscitada por Kabuto através do Edo Tensei, designada para enfrentar a divisão de enboscada da Aliança Shinobi.
[editar] Ebizou
Ebizou.

É atual conselheiro da Vila. Mora com Chiyo, sua irmã, desde que seu sobrinho Sasori desapareceu. Está vivo desde a Segunda Grande Guerra Ninja. Possui a habilidade de manipular marionetes em batalha.
[editar] Baki

É o Jounin que treinou Gaara, Temari e Kankuro, os filhos do Quarto Kazekage e os supervisionou durante a invasão à Vila Oculta da Folha. Tenta matar Sasuke Uchiha, mas é interrompido por Genma Shiranui. Na volta para a Vila da Areia encontra, junto com os demais sobreviventes, o corpo do verdadeiro Quarto Kazekage. Percebendo que havia sido enganado, reporta para a Vila da Folha que quem havia coordenado o ataque tinha sido Orochimaru. Envia seu time para ajudar a Vila da Folha no resgate de Sasuke, mas a missão falha e o time fica por um tempo na Vila da Folha. Posteriormente torna-se conselheiro de Gaara, o Quinto Kazekage.
[editar] Kankuro
Kankuro.

Pratica o Kugutsu no Jutsu com suas marionetes produzidas por Sasori. Kankuro gosta do irmão Gaara mas teme um pouco a sua instabilidade mental causadas pelo Bijuu Shukaku no interior deste. Durante o Exame Chunnin, recebe a missão de ajudar Garra no ataque à Vila Oculta da Folha. Ajuda a fuga deste quando, durante a luta contra Sasuke Uchiha, Gaara perde o controle do Bijuu. Posteriormente cumpre a missão de apoiar o grupo de resgate de Sasuke juntamente com Temari e Gaara. Já como Jōnin, confronta Sasori quando este, juntamente com Deidara, sequestra Gaara, já Kazekage. Entretanto, é envenenado. Ao se recuperar, parte com Temari em busca do Time Kakashi, que havia ido resgatar Gaara. Presencia o ressuscitamento do irmão por Chiyo. O relacionamento entres os tres irmãos melhora após o exame chunnin, quando Gaara recupera sua consciencia após a luta contra Uzumaki Naruto e passa a confiar e se abrir com os irmãos. Durante a Quarte Guerra Shinobi foi nomeado comandante da Divisão de Emboscada. Nesta ele e seu grupo, durante confronto com a divisão de emboscada inimiga, derrotam Sasori, Deidara e Shin (Irmão adotivo de Sai).
[editar] Temari

É filha do Quarto Kazekage, irmã de Gaara e Kankuro. Durante o Exame Chunnin foi incumbida, juntamente de Kankuro, da escolta de Gaara durante a invasão à Vila Oculta da Folha. Posteriormente foi designada a ajudar o resgate a Sasuke Uchiha, onde colaborou com Shikamaru Nara. Como Jonin, foi designada para tratar de assuntos referentes ao Exame Chunnin. Quando toma conhecimento do sequestro de Gaara, já Kazekage, pela Akatsuki, parte em companhia de Kankuro e alguns outros ninjas para realizar seu resgate.
[editar] Matsuri

É uma garota que possui medo de armas por seus pais terem sido mortos por elas. É a única Gennin que escolhe ser treinada por Gaara. Por ela não conseguir manejar nenhuma arma, Gaara lhe dá Jouhyou, uma espécie de Kusarigama. Shitenshounin decide sequestrar Matsuri numa tentativa de capturar Gaara, mas fracassam.

Ino Yamanaka

História
[editar] Naruto

É uma jovem bonita ninja, companheira de Chouji Akimichi e Shikamaru Nara, treinados por seu sensei Asuma Sarutobi. Trabalha na floricultura de sua família, tendo grande conhecimento sobre flores, conseguindo fazer arranjos florais com extrema facilidade. Desde pequena, Ino disputou o amor de Sasuke Uchiha com muitas garotas, inclusive Sakura Haruno. Ino foi criada por seu pai, Inoshi Yamanaka, e ele foi o responsável pelo treinamento da menina até ela se tornar Gennin. E foi com ele que Ino aprendeu os jutsus exclusivos de seu clã.
[editar] Exame Chunnin

No Exame Chunnin, luta contra Sakura Haruno.Ela arma uma armadilha para prender Sakura com seu jutsu Chakra Kami Nawa e logo depois controlar sua mente com seu Shintenshin no Jutsu para fazê-la desistir da luta e assim conquistar a vitória. Mas, infelizmente, o plano não da certo devido a interrupção de Naruto na luta e a chamada "dupla personalidade" de Sakura.Então Naruto ao gritar, chamando Sakura, faz com que ela desperte e expulse Ino de sua mente. Logo após isso, a luta não se estende muito (devido a falta de Chakra de ambas) e termina empatada com as duas garotas inconcientes, fazendo com que nenhuma das duas se classifique para a etapa final do Exame Chunnin.
[editar] País do Oceano

Tsunade dá uma missão a Anko Mitarashi, Naruto Uzumaki, Ino Yamanaka e Shino Aburame para derrotarem o Kaima, um monstro marinho que vem destruindo navios, Shizune então explica que ele aparece e acaba destruindo o navio e por fim lança uma bola de fogo, queimando os navios. Ino pergunta por que essa equipe se eles nunca trabalharam juntos, Tsunade diz que ela achou que ia ser a melhor combinação para essa missão, e Shizune pense que na verdade é por que são os únicos Gennins disponíveis.
[editar] Naruto Shippuden
[editar] Reencontro

Dois anos e meio após a partida de Naruto volta de sua jornada com Jiraiya e já estava importunando Shikamaru Nara e Chouji Akimichi, para que esses o levassem em uma missão, quando são atacados por estranhas feras de tinta, e logo percebem seu atacador (que possuía um Haitate da Vila Oculta da Folha) sentado sobre uma casa e decidem levá-lo para interrogatório. Shikamaru Nara, Chouji Akimichi e Naruto Uzumaki iniciam seu ataque, revidado pelo estranho ‘’ninja Da Folha’’, mas ele desaparece em meio a jatos de tinta, nesse momento surge Ino Yamanaka dizendo que Asuma Sarutobi estava à procura de Shikamaru Nara e Chouji Akimichi , mais tarde descobre que o estranho era Sai o substituto de Sasuke Uchiha no Time Kakashi.
[editar] A Akatsuki

O Templo do Fogo foi atacado por dois Akatsukis e um time foi montado para averiguar o local: Shikamaru Nara, Asuma Sarutobi, Kotetsu Hagane e Izumo Kamizuki. Chegando no Templo o time começa um interrogatório e concluem que os dois Akatsukis estavam atrás de Chiriku, um dos 12 Ex-Guardiões do Templo assim como Asuma Sarutobi, para vender seu corpo no mercado negro, o time se dirige para um desses mercados, no caminho Shikamaru Nara e seu sensei Asuma Sarutobi começam a ter uma conversa sobre a relação de Asuma Sarutobi e Chiriku, e Asuma Sarutobi lhe diz que eles eram amigos assim como Shikamaru Nara e Chouji Akimichi, Asuma Sarutobi adverte Shikamaru Nara para que tome cuidado quando eles forem lutar contra os dois Akatsukis, pois se eles haviam derrotado Chiriku eles eram realmente muito fortes.
[editar] A Batalha do Desespero

O time encontra um dos Akatsukis e Asuma Sarutobi o ataca levando-o ao alcance do Kage Mane no Jutsu de Shikamaru Nara, que o prende e Izumo Kamizuki e Kotetsu Hagane o atacam mortalmente, crivando mortalmente suas Kunais nos flancos de Hidan (um dos Akatsuki), o ataque parece não surtir efeito, dando a impressão de que Hidan é imortal. Kakuzu (O outro Akatsuki) surge quebrando uma parede atrás de Shikamaru Nara, desfazendo o Jutsu que mantinha preso Hidan, esse começa a realizar um ritual de oferenda, enquanto o time da Vila Oculta da Folha decide que a melhor tática é atacar com tudo. Hidan e Asuma Sarutobi começam agora um confronto, onde Asuma Sarutobi tenta levar Hidan ao alcance do Jutsu de Shikamaru Nara, mas acaba recebendo um leve arranha no rosto deito pela ceifa de Hidan, que começa a transformar-se drasticamente em algo semelhante a um ser com aspecto de caveira, Asuma Sarutobi lança um ataque Katon que atinge o braço de Hidan mas que surpreendentemente não sofre nenhum arranhão, ao contrário o efeito do ataque de Asuma Sarutobi se nele próprio, Hidan começa a tacar seu próprio corpo, mas os efeitos desses ataques se voltam para Asuma Sarutobi, Shikamaru Nara chega a conclusão de que cada ferimento que Hidan recebe será revertido ao seu inimigo. Hidan decide acabar com a luta, atacando seu próprio coração, o que resultaria na morte de Asuma Sarutobi, mas Shikamaru Nara consegue parar o ataque com seu Kage Mane no Jutsu, enquanto mantém seu Jutsu consegue pensar em uma estratégia para acabar com Hidan.

Shikamaru Nara percebeu que Hidan realiza uma espécie de ritual, onde o único propósito é retirar um pouco do sangue do adversário e beber, isso tudo após de se fazer um círculo com inscrições no chão e transformar-se em um ser semelhante a uma caveira, esse ritual faz com que os ataques recebidos tenham efeito em seu adversário. Shikamaru Nara usa seu Kage Mane no Jutsu para fazer com que Hidan saia de seu círculo para que assim possa anular o efeito do ritual. Com Hidan fora do círculo Shikamaru Nara o prende com seu Kage Nui, Asuma Sarutobi faz um corte na orelha de Hidan com uma Shuriken e percebe que sua própria orelha continua inteira, com o ritual desfeito Asuma Sarutobi corta fora a cabeça de Hidan.

Kakuzu, que estava fora do combate a pedido de Hidan, se dirige à cabeça de Hidan, que mesmo decepada continua a gritar e a falar, e a pega, enquanto isso o time da Vila Oculta da Folha observa o acontecimento aterrorizados, com Shikamaru Nara exausto, Asuma Sarutobi ferido, Kotetsu Hagane e Izumo Kamizuki decidem atacar Kakuzu mas antes que pudessem perceber algo, ou se moverem, Kakuzu ataca Asuma Sarutobi, e após isso sutura a cabeça de Hidan em seu corpo, e esse age como se nada tivesse acontecido. Kakuzu se dirige para atacar Kotetsu Hagane e Izumo Kamizuki, que utiliza um Jutsu Suiton para inundar o chão, Kotetsu Hagane incoca uma maça e os dois partem para o ataque quando Kakuzu lança seus antebraços e mãos (que permanecem conectadas ao corpo por meio de fios negros) nos dois, enforcando-os. Enquanto isso Hidan retorna ao círculo e começa a atacar Asuma Sarutobi e consegue realizar com sucesso seu ritual, matando assim Asuma Sarutobi. Shikamaru Nara entra em desespero ao ver seu sensei morrer e parte para atacar os dois Akatsukis, sem sucesso, e quando Kakuzu estava prestes a matar todos uma revoada de corvos o atrapalha, são os reforços da Vila da Folha: Ino Yamanaka, Chouji Akimichi. Os dois Akatsukis após receberem um chamado de um outro Akatsuki recuam e desaparecem. Ino Yamanaka tenta utilizar seu Icha Ninjutsu, mas nãoera forte o suficiente. Shikamaru Nara vendo que seu sensei irá morrer manda todos ficarem quietos para ouvirem as últimas palavras de Asuma Sarutobi: Onde ele relembra os momentos com seus aprendizes e dá palavras de apoio a cada um deles, e então vem definitivamente à falecer. Nesse momento começa a chover e Shikamaru Nara, com os olhos cheios de lágrimas, pega o isqueiro e o cigarro de Asuma Sarutobi e traga um em memória de seu sensei.
[editar] Vila Oculta da Folha Abalada

De volta à Vila Oculta da Folha, Kotetsu Hagane, kamizuki Izumo e Shikamaru Nara se reportam sobre a missão para a Quinta Hokage, que começará a organizar o funeral, enquanto isso Shikamaru Nara se dirioge à casa de Kurenai Yuuhi (que estava grávida de Asuma Sarutobi) para avisar-lhe e dar os pêsames. Vila da Folha inteira está no funeral de Asuma Sarutobi, exceto Shikamaru Nara que passara o dia inteiro no local onde ele e Asuma Sarutobi costumavam jogar shouji (Xadrez Nipônico), onde ele traga um cigarro lembrando de seu sensei, Shikamaru Nara também aprende a usar as armas características de Asuma Sarutobi, os Aian Nakkuru.
[editar] Vingança, Justiça

Chouji Akimichi, Ino Yamanaka e Shikamaru Nara (com os cigarros, o isqueiro e os Aian Nakkuru de Asuma Sarutobi) se preparam para ir atrás de Hidan e Kakuzu, mas são parados por Tsunade, que logo os deixa partir após Kakashi Hatake decidir ir acompanhá-los. Shikamaru Nara reorganiza uma estratégia para acabar com os dois Akatsukis e vingar Asuma Sarutobi. Ino Yamanaka encontra a dupla após utilizar seu Shinten no Jutsu em uma águia. O time da Vila Oculta da Folha ataca os dois Akatsukis com uma série de ataques e Kibakufunda’s (Kunais com explosivos), Shikamaru Nara lança os Aian Nakkuru de Asuma Sarutobi com Kibakufunda’s presas nelas mas não explodem por serem uma armadilha, fazendo assim com que Hidan e Kakuzu caiam em seu Kage Mane no Jutsu, e tenta fazer com que Hidan atacasse Kakuzu, mas esse consegue se livrar do Jutsu de Shikamaru Nara, Shikamaru Nara continua a atacar Kakuzu com Hidan, mas Kakuzu desvia mas recebe o ataque de Chouji Akimichi, porém não recebe nenhum dano pois endureceu seu corpo, nesse momento Kakashi Hatake ataca e destrói o coração de Kakuzu com o Raikiri.

Kakuzu não morre e ataca Kakashi Hatake e tira seu manto revelando quatro máscaras incrustadas em suas costas, sendo que uma foi destruída pelo ataque de Kakashi Hatake, essas máscaras se separam do corpo de Kakuzu transformando-se cada uma em uma espécies de monstros, sendo que cada um utiliza uma natureza de Chakra (Terra-Doton, Fogo-Katon, Raiton-Trovão, Fuuton-Vento). Os dois times trocam diversos ataques, com Kakashi Hatake quase exausto, o time da Vila Oculta da Folha percebe que cada monstro saindo de Kakuzu possui um coração, ou seja, para matar kakuzu tem que destruir seus cinco corações (um para cada monstro e o próprio de Kakuzu). Shikamaru Nara propõe separa os dois para poder derrotá-los, Shikamaru Nara diz que acabará com Hidan sozinho, Hidan presta tanta atenção em sua sombra que é surpreendido por um ataque frontal de Shikamaru Nara, os dois se separam e vão para uma área onde Shikamaru Nara criou uma rede de fios com papéis explosivos, mas Hidan consegue um pouco do sangue de Shikamaru Nara e inicia seu ritual, enquanto isso Kakuzu está atrás do coração de Kakashi Hatake. Shikamaru Nara continua vivo, pois o ataque de Hidan não acertou o sangue de Shikamaru Nara e sim o sangue de seu parceiro, Kakuzu, pois Shikamaru Nara continha o sangue de Kakuzu em um vidro, com o elemento surpresa Shikamaru Nara corta parte do pescoço de Hidan, com isso dois dos corações de Kakuzu já foram destruídos, quando Kakuzu estava para matar Kakashi Hatake, Chouji Akimichi e Ino Yamanaka, o Time Kakashi aparece para socorrê-los. Kakashi Hatake invoca Paccun para que ele leve Sakura Haruno e Sai para ajudar Shikamaru Nara, em uma reviravolta impressionante Nara Shikamru consegue prender todos os Kibakufunda’s no corpo de Hidan, e com o corte de um fio preso um enorme túnel se abre abaixo de Hidan, Hidan explode e seus pedaços caem no profundo túnel prometendo vingança. Enquanto isso Naruto Uzumaki diz que cuidará de Kakuzu com seu novo Jutsu, Naruto Uzumaki cria três Kage Bushin’s e cria o Fuuton: Rasenshuriken e atinge Kakuzu, após distraí-lo, causando uma enorme explosão, destruindo dois dos corações restantes de Kakuzu e quase destruindo o último, e com o Raikiri de Kakashi Hatake. Obs:quando Hidan com seu ritual acerta o coraçao de seu próprio parceiro, uma das criaturas doa o seu coraçao para que kakuzo poça continuar lutando, quando Naruto chega junto de Sai, Sakura e capitao Iamamoto, kakuzo se une as outra duas criaturas restantes na tentativa de se proteger da Kyuubi (Raposa de 9 caudas), fazendo com que assim possa ter um ataque de longa distancia, sabendo que Naruto tem um chacra muito além por causa da Kyuubi dentro dele, na segunda tentativa de Naruto ele consegue acerta kakuzo com o Fuuton Rasenshuriken, e assim destruindo todas as células de kakuzo e das duas criaturas que estavao ligado em um só corpo.
[editar] Invasão de Pein e Konan

Na Vila Oculta da Folha incia-se agora pesquisas para decifrar a mensagem deixada por Jiraiya nas costas de Fukasaku: sendo ela intrepertada inicialmente como: 9, 31, 8, 106, 7, 207, 15. Essa mensagem deixada por Jiraiya revela a verdadeira identidade de Pein. O Clã Nara e Shiho, iniciam um reconhecimento de padronização para decifrar a chave do código, e Shikamaru Nara começa a interrogar as pessoas sobre o significado daquela mensagem, Kakashi Hatake só reconhece um dos números, 106, e lhe diz que uma vez Jiraiya lhe comentara que Tsunade tinha 106 cm de busto, sem obter informações relevantes Shikamaru Nara busca a ajuda de Naruto Uzumaki, que precisou ser retirado da depressão por Shikamaru Nara. Naruto Uzumaki percebe algo que ninguém havia percebido no código, o 9 não era um 9 realmente era uma letra Ta (a forma de escrita dos dois elementos na língua nipônica é muito semelhante). Shikamaru Nara e Shiho pesquisam agora nos livros escritos por Jiraiya, e interpretam os outros números como sendo páginas e letras.

Ibiki Morino e Inoichi Yamanaka utilizam uma técnica para invadir a mente do ninja de Amegakure no Sato capturado por Jiraiya, com o intuito de tentar obter algumas respostas, mas suas tentativas são frustradas quando se deparam com um Genjutsu de Pein, eles dizem que alguém implantou algumas defesas no cérebro dele e que talvez haja um Genjutsu-Armadilha. No Departamento de Inteligência da Vila Oculta da Folha, Inoichi Yamanaka e Ibiki Morino obtem êxito em chegar ao centro da mente do ninja de Amegakure no Sato capturado por Jiraiya. Mas quando estavam para conseguir alguma informação, Ino Yamanaka chega e avisa seu pai que Vila da Folha está sendo atacada.

Ibiki Morino e Inoichi Yamanaka voltam ao seus afazeres de obter informações do habitante de Amegakure no Sato, onde decobrem que esse ninja juntamente com outro desempenham um papel em sua vila que está ligado à Pein, eles carregam corpos mortos para a mais alta torre de Amegakure no Sato, nesse instante Shizune aparece na sala onde se encontram Ibiki Morino e Inoichi Yamanaka para lhes dizer que possui informações sobre Pein que ela devia compartilhar com eles, e que eles deveriam fazer o mesmo.

Shizune, após entrar no Departamento de Inteligência da Vila Oculta da Folha, conta para Ibiki Morino e Inoichi Yamanaka sobre o que descobriu dos piercings de Pein, ou seja, que através dos piercings os corpos de Pein podem transmitir Chakra um para o outro, nesse momento todos escutam um estrondo, e dois ANBUs se preparam para atacar dizendo que Pein está aqui, são dois dos seis corpos de Pein, Pein Círculo das Betas e Pein Círculo dos Homens. Os ANBUs tentam contê-los, mas Pein Círculo das Bestas utiliza seu Kuchiyose • Cerberus para escapar do aprisionamento, e em seguida utiliza o Kuchiyose • Rinoceronte para adentar no recinto onde está captando algo, e então percebe que o sinal que estava recebendo era do piercing que estava com Shizune.

Inoichi Yamanaka reconhece Pein Círculo das Bestas, era o corpo morto que estava na mente do ninja da Vila Oculta da Chuva, isso lhe traz muita preocupação, pois na mente do ninja era apenas um corpo morto, e segundo Fukasaku o corpo que utilizava somente Técnicas de Invocação era o que ele havia trazido morto, e que estava na autopsia. Ibiki Morino diz que Inoichi Yamanaka deve ir para um lugar seguro juntamente com Shizune, onde os dois deveriam dividr as informações que possuem sobre Pein, para assim descobrir o que está havendo; e enquanto isso ele e o esquadrão ANBU iriam cuidar dos dois corpos de Pein.

Longe dos ataques de Pein Círculo das Bestas, Shizune, Inoichi Yamanaka e Ino Yamanaka tentam entender a questão dos corpos de Pein, é então que chegam a uma conclusão: Todos os seis corpos de Pein estão mortos, e que Pein possui o poder da ressureição, e que alguém os controla utilizando os receptores de Chakra (piercings) implantados, ou seja o verdadeiro Pein não está entre os seis, e tomando com base as habilidades de controle de mentes do Clã Yamanaka deduzem que o verdadeiro está escondido na Vila Oculta da Folha. Mas quando Shizune iria avisar Tsunade Senju sobre a descoberta, o grupo é atacado por Pein Círculo dos Homens que rende Shizune e utiliza seu Tadikaru Tensei, e com ele descobre em poucos segundos a localização de Naruto Uzumaki, a Montanha Myoboku e logo após mata Shizune. Inoichi, Ino e o ANBU ficam extremamente abalados ao verem Shizune morta em sua frente.
[editar] Naruto Retorna

Katsuyu conseguiu salvar todos ali do ataque de Pein, Ino, Inoichi e o Anbu se encontram com Shikamaru Nara, Shikaku Nara, Shiho e a outra Katsuyu. Shikamaru pergunta se todos estão bem, Ino diz que todos estão bem, exceto Shizune que esta morta causando um abalo em todos presentes. Ino se culpa por não serem cuidadosos. Após colocarem deitarem Shizune, Shikamaru diz que não devem deixar a morte dela em vão, Shikaku pergunta se Ino Yamanaka pode rastrear o chakra do inimigo, mas Inoichi diz que Pein muda as frequencias do chakra e é impossível localiza-lo e admite que Pein é um inimigo formidavel. Shikamaru diz então que devem juntar todas as pistas para desvendar o segredo de Pein, Inoichi então funde todas as pistas em sua mente do nada e diz que sabe de onde vem os sinais.
[editar] Segredo de Pein Revelado

Inoichi explica que quando estava na mente do Amenin viu que ele e seu outro amgio carregavam corpos para dentro de uma torre de necroterio em Amegakure, ninguem entende e Inoichi explica primeiro o basico, que para se transmita chakra ele precisa estar muito próximo de quem vai receber, mas de todas as torres de Amegakure no Sato, os ninjas levaram o corpo para mais alta delas e que havia um rumor que Pein vivia ali dentro e o corpo da mulher que apareceu como Pein era identica a mulher que foi levada para dentro da torre, então Inoichi termina de falar dizendo que a torre onde Pein vive deve ser onde fica o laboratorio de inserimento de transmissões de Chakra nos cadaveres. Shikamaru continua sem entender, Inoichi então fala que Pein usa aquela torre para transmitir chakra a longa distancia, o ANBU presente entende e fala que o verdadeiro Pein deve estar no local mais alto da Vila Oculta da Folha. Shikamaru então diz que todos deveram fazer uma busca cuidadosa em todos lugares altos da Vila da Folha.

Inoichi então diz que eles se dividiram em grupos de pelo menos duas pessoas e se alguém acha-lo não deve se exaultar, Shikamaru fala que cada grupo deve ter um ninja de rastreamento, pois assim sera mais rapido. Shikaku aceita a sugestão, mas manda Shikamaru ficar com Shiho, (ja que Shikamaru estava com a perna quebrada), esperando por informações e por fim o ANBU fala para Katsuyu avisar a todos os sobreviventes, pois eles também teram de ajudar. Shikamaru ouve outra explosão e se pergunta oque aquilo, mas Katsuyu interrompe, explicando que é para todos dali se afastarem pois a explosão foi obra do poder da Raposa de Nove Caudas, Shikamaru fica supreso ao ouvir isso e Inoichi fica confuso pois sabia que Kakashi Hatake e Yamato fizeram outro selo, Katsuyu explica que o selo se rompeu devido Hinata Hyuuga ter caído na frente de Naruto, fazendo "apertar o gatilho" de ira e furia de Naruto, Inoichi então se pergunta onde tera ido Yamato. Após isso sai com os outros ninjas para procurarem onde o verdadeiro Pein esta.
[editar] Sasuke declarado renegado

Com nomeação de Danzou como Hokage, Danzou já declara Sasuke como renegado, que faz Ino chorar e Choji a consola, enquanto que Shikamaru foi pedir permissão a Naruto e Sakura para se encarregarem de Sasuke, mas era Sakura que estava na tenda, chorando ao descobrir das intenções de Naruto, Sai, Shizune e Tsunade Senju ainda de coma, mas Naruto não se encontrava porque foi para o País do Ferro junto com Kakashi e Yamato. Como Akatsuki declara guerra contra as 5 aldeias, as 5 aldeias formam aliança contra a Akatsuki.
[editar] Aparência

Embora sua rivalidade com Sakura Haruno sempre fora para ver quem é a melhor ninja, Ino sempre teve uma preocupação extra em estar mas bonita do que Sakura, e isso é visto ao longo de sua juventude. Ela também faz um grande esforço para manter sua aparência e boa forma, isso é visto por sua grande obsessão por regimes. As características mais marcantes de sua aparência são seus olhos azuis, e seus longos cabelos loiros, sempre amarrados em rabo-de-cavalo com uma franja cobrindo seu lado direito do rosto.
[editar] Personalidade

Ino é inteligente, segura de sua força e auto-confiante, mas por ligar muito para as aparências, se deixar levar pela beleza exterior e por sua obsessão desnecessária por Sasuke Uchiha, ela acaba passando uma imagem de garota superficial, às vezes exagera nas palavras. Por ser muito sociável, é popular. No geral, é uma boa garota, mas é vista como fraca por seu gênio difícil, sua personalidade forte, seu sarcasmo e seu ego que à fazem imatura e fútil.

Ela pede para Tsunade a treinar também, mas a maior parte de seu treinamento é liderado por Sakura, no qual ela aprende apenas alguns jutsus médicos e melhora no controle de chakra porque ele é bem fraco. Depois de dois anos e meio sem ver Naruto, ela é mandada junto com Kakashi para a base da Akatsuki onde é salva por Naruto com seu Fuuton: RasenShuriken e seu time. Ino fica impressionada com a evolução deles. Ino pertence ao Clã Yamanaka, que é famoso como o Clã Uchiha e o Clã Hyuuga.

A amizade de Sakura Haruno e Ino começou na Academia Ninja, e Ino foi responsável pelo fato de Sakura ter se tornado uma ninja, pois foi ela quem a incentivou, lhe ajudou a ter mais auto-estima e mais segurança em si mesma. Graças a Ino, Sakura deixou de ser chamada de "testuda" e se tornou uma menina mais extrovertida e popular. Ino gostava de Sasuke, e quando Sakura, que também gostava do garoto, descobriu isso, elas brigaram. Mas, apesar de não admitirem isso as duas ainda são melhores amigas.
[editar] Força

Na 1ª Parte (Naruto), as habilidades de Ino eram similares às de Sakura. Durante a Prova Chunin, ela foi capaz de transformar a luta à seu favor, através do simples ato de cortar os cabelos e executar o Ninpou - Shintenshin no Jutsu. Por essa razão, Ino provavelmente teria vencido a luta, mas infelizmente (para ela) Naruto grita e a personalidade rebelde de Sakura desperta, Ino se vê obrigada a liberar Sakura para não perder a luta e isso causa o empate.
[editar] Clã Yamanaka - Técnicas Mentais

Ino se destaca em técnicas de seu clã. Ela usa principalmente jutsus que afetam a mente, como o Ninpou - Shintenshin no Jutsu - um jutsu usado para reconhecimento, que permite que o usuário faça uma breve posseção de um corpo podendo até controlar suas ações. Porém, o corpo do usuário fica vulnerável até que este retorne. Ino pode até mesmo usar essa técnica em animais, o que foi comprovado durante o "Arco Hidan e Kakuzu", onde realizou o jutsu em um falcão para agir como um espião. Ino também pode realizar uma técnica chamada Ninpou - Shinranshin no Jutsu que faz com que o corpo da pessoa afetada ataque seus companheiros, ou então faz com que a pessoa fique paralisada. Ela pode usar telepatia para se comunicar com os membros de seu clã em longas distâncias.
[editar] Ninjutsu Medicinal

Ino aprendeu jutsus medicinais no intervalo entre Naruto e Naruto Naruto Shippuden. Um flashback durante o arco filler "Três-Caudas" mostra como Ino treinou jutsus medicinais com Sakura, sob supervisão de Tsunade. Ino tem provado ser capaz de dizer a severidade de um ataque com apenas um olhar. Com o conhecimento de plantas e flores que ganhou na loja de sua família, ela tem a capacidade de criar ervas medicinais. Porem, mesmo com o treino medicinal, Ino teve dificuldades de controlar seu chakra, para organizar a barreira de selamento do "Três-Caudas", causando o fracasso do time de selamento.

PernaLonga

Bugs Bunny (conhecido como Pernalonga no Brasil) é um personagem fictício, um coelho ou lebre antropomórfico, que aparece em vários curta-metragens de animação das séries Looney Tunes e Merrie Melodies, produzidos pela Leon Schlesinger Productions, que se tornaria a Warner Bros. em 1945. Ao todo,ele estrelou 163 curtas durante a Era de Ouro da animação americana e fez pequenas pontas em mais três desenhos, além de várias aparições em outros filmes. Atualmente, ele é o mascote corporacional da Warner Brothers, especialmente do seu departamento de animação. É uma das personagens mais conhecidas no mundo, sendo que, em 2002, foi escolhido pela revista TV Guide como o maior personagem de desenho animado de todos os tempos.[1]

De acordo com o livro Bugs Bunny: 50 Years and Only One Grey Hare, ele "nasceu" em 1940, no Brooklyn, Nova York, e foi criado por Tex Avery, que dirigiu The Wild hare (O Coelho Selvagem - 1940), a estréia de Pernalonga no cinema; e Robert McKimson, que criou o design definitivo do personagem. De acordo com Mel Blanc, seu dublador original, Pernalonga tem um sotaque característico de Flatbush, uma equilibrada mistura entre os dialetos do Condado de Bronx e do Brooklyn. Seu famoso bordão é a pergunta "Eh… What's Up, Doc?" ("Eh… o que é que há, velhinho?" no Brasil/"Eh… qual é, meu?" em Portugal), geralmente dito enquanto mastiga uma

Drangon Ball Z

Dragon Ball Z (ドラゴンボールZ Doragon Bōru Zetto?) é um anime que faz parte da franquia Dragon Ball e corresponde aos volumes 17 ao 42 do mangá original (33 a 83 na edição brasileira). Alguns adultos criticaram o grau de violência apresentado, mas isso não evitou o aproveitamento que muitas empresas fizeram do sucesso do anime. Foram vendidos muitos produtos com desenhos das personagens em adesivos, roupas, posteres além de vídeos e jogos.

O sucesso da série Dragon Ball levou a criação da continuação, Dragon Ball Z. A série dirige-se ao público adolescente e adulto. Esta série aparece recheada de longos combates com muita ação. Em Dragon Ball Z, as histórias possuem um clima mais sério que as de seu antecessor. Substituíram a comédia, mas o humor ainda existe em partes da série. Possui vários episódios em que poucas coisas acontecem, aumentando o suspense.

Sua história se divide em quatro sagas. Ao longo da série, podemos ver o crescimento dos personagens e o desenvolvimento de seus poderes, assim como novos poderes, novas raças, como os Saiyajins, e suas transformações.

Pokémon

Pokémon ou Pocket Monsters (ポケットモンスター Poketto Monsutā?, literalmente, "monstros de bolso") é uma marca japonesa mundialmente conhecida que engloba uma variada gama de produtos. Dividida em várias mídias, foi iniciada com os jogos eletrônicos de Game Boy Advance Pokémon Red e Blue, para o video game portátil Game Boy, em fevereiro de 1997.

Pokémon é a criação do programador japonês Satoshi Tajiri e seu amigo, o desenhista e designer Ken Sugimori. Após seus primeiros jogos, vários outros foram produzidos (num total de 43), e a série se expandiu para vários mangás, um jogo de cartas oficial, um anime – hoje em sua 14ª temporada – e 13 filmes já lançados. Pokémon tornou-se um marco na cultura pop dos anos 90 até 2003[2] e a venda de seus jogos ultrapassou 180 milhões de unidades em todo o mundo,[3] o que levou a série a ser a segunda mais vendida da Nintendo[4] e também de todo o mundo,[5] ambas as vezes atrás apenas de os jogos da série Mario Bros.

A origem de toda a série são os video games feitos para os consoles da Nintendo. As características principais dos jogos de Pokémon são a necessidade de colecionar diferentes monstros e a opção de escolher quais farão parte do grupo do jogador e como serão treinados. Várias vezes, os jogos foram considerados inovadores no quesito conexão[6][7] já que a partir de Pokémon Red, Blue e Green a ligação entre videogames era possível, conectando-se dois Game Boys através do cabo Game Link e permitindo a troca de Pokémon e batalhas entre os jogadores. Criados pela empresa Game Freak, os jogos de Pokémon tinham o intuito de interagir com os jogadores e fazê-los interagirem com outros, batalhando e trocando os Pokémon de uma versão para outra.

Após os primeiros jogos, os criadores fizeram um "anime", que marcou o início da "invasão" de Pokémon ao Ocidente no final da década de 90 e também proporcionou[2] a vinda de outros animes. Com mais de 700 episódios exibidos no Japão,[8] o anime de Pokémon é o quinto desenho animado há mais tempo em exibição nos Estados Unidos, sendo superado apenas por Os Simpsons, O Rei do Pedaço, Arthur e South Park.[9] No Brasil foi lançado um CD intitulado Para Ser Um Mestre, da gravadora Abril Music, onde as canções são em português e todos os artistas são brasileiros.

Sasuke Uchiha

Sasuke é um personagem do clã uchiha que procura vingança de seu irmão Itachi uchiha que aniquilou todo o seu clã. No início da série, Sasuke acompanha o Time 7 em diversos treinamentos e missões. Após seu encontro com Orochimaru, que passa a manipulá-lo, Sasuke começa a agir independentemente de Naruto e Sakura, buscando seus próprios oponentes e treinando com Kakashi sozinho. Após o retorno de Itachi e ser derrotado por ele, Sasuke se mostra insatisfeito com o que aprendeu como membro do Time 7. Acreditando que Orochimaru lhe dará a força necessária para matar Itachi, Sasuke parte com ele, cortando seus laços com Konoha. Naruto o segue para impedir sua partida e os dois se enfrentam. Apesar de tentar matar Naruto, Sasuke não tem coragem para fazê-lo e vai para o esconderijo de Orochimaru, pronto para se fortalecer a qualquer custo.

Após dois anos e meio, Sasuke, convencido que aprendeu tudo que podia com seu novo mestre, se volta contra Orochimaru antes que o mesmo consiga roubar seu corpo. Orochimaru tenta forçar uma troca de corpos, mas Sasuke reverte o processo e absorve Orochimaru, partindo em seguida para encontrar Itachi. Para issso formou a equipe Hebi formada por Suigetsu, Karin e Juugo. Seu irmão morre após uma longa batalha e Sasuke acaba capturado por Tobi, que lhe conta que foi o alto-escalão de Konoha que enviou Itachi para aniquilar seu clãn para poupar Sasuke. Itachi, por ama-lo e se deixou ser morto. Entristecido com a revelação de que seu irmão fez tudo que podia por ele, Sasuke decide se vingar de Konoha. Sasuke se aliou a Akatsuki, organização em que Itachi fazia parte que estava com planos de atacar Konoha e com esse novo objetivo formou-se a nova equipe Taka. Mas insatisfeito decidiu agir sozinho e matou Danzou (o sexto hokage). Logo após esta intensa luta, Sasuke reencontrou o time de Naruto que depois de uma luta se irritou com Naruto e decidiu dominar o poder ocular de Itachi para atacar Konoha e matar Naruto, agora sasuke se recupera da cirurgia do Eien no Mangekyō Sharingan, que é o mais poderoso de todos os Sharingans.

Naruto Uzumaki

História
As posições de mão que Naruto faz para ativar clones da sombra

Como personagem principal da série, Naruto normalmente tem um papel de destaque nos episódios. No início da história, Naruto se concentra em melhorar suas habilidades ninja e em alcançar seus próprios objetivos, enquanto os eventos principais ocorrem em outros locais. Após a invasão da Vila Oculta da Folha, Naruto tem contato com a Akatsuki, uma organização criminosa que tem como meta remover a Raposa de Nove Caudas de seu corpo. Mesmo depois que Jiraiya expulsa a gangue, as interações de Naruto com a Akatsuki se tornam um conflito central da história. Somente depois que Sasuke decide abandonar a Vila Oculta da Folha é que Naruto toma um papel de liderança no enredo, se juntando a um time ninja dedicado a impedir que Sasuke se alie às forças inimigas. Naruto e Sasuke posteriormente se enfrentam, mas não têm coragem de eliminar um ao outro. Os dois seguem seus próprios caminhos, mas Naruto não desiste de Sasuke e parte com Jiraiya em treinamento para se preparar para seu próximo encontro.

Após retornar do treinamento, Naruto passa a lidar mais diretamente com os ataques da Akatsuki. Ele consegue salvar Gaara e depois auxilia na queda de Kakuzu. Depois que descobre que Jiraiya foi morto por Pein, líder da Akatsuki, volta a treinar até conseguir derrotar todos os seis corpos de Pein e convencer Nagato, o Pein real, a deixar a Akatsuki. Naruto continua ainda a encontrar Sasuke e trazê-lo de volta. Ele e seu time conseguem localizá-lo, mas a rápida evolução de Sasuke o transforma em um oponente que o time não é capaz de enfrentar. Após descobrir que Sasuke se afiliou à Akatsuki e ter acesso à verdade sobre o passado do amigo, Naruto decide enfrentar Sasuke sozinho.

Hyuuga Hinata


História

Hinata Hyuuga é a herdeira do Clã Hyuuga, da família principal. Sua irmã, Hanabi Hyuuga, apesar de não ser a herdeira e ter cinco anos a menos que Hinata tem um grande potencial sendo considerada mais forte que Hinata por seu próprio pai (Hiashi Hyuuga). Durante duros treinamentos e inspirando-se em Naruto Uzumaki, por quem carrega um amor verdadeiro, ela conseguiu se tornar forte, mostrando a seu pai que é mais digna para herdar o Clã do que a irmã menor.[1]

[2][3] Seu tio já morto, Hizashi Hyuuga, irmão gêmeo de Hiashi, teve um filho chamado Neji Hyuuga que nutria um ódio pelo clã, por não saber a verdade, que seu pai morreu não só para proteger a clã, mas, para proteger seu irmão, sua vila e principalmente Neji.[4]
Força

Hinata Hyuuga é introspectiva e por isso muitas vezes fica de lado, não é muito forte e sempre perde para a sua irmã Hanabi Hyuuga. sempre deixa o resto de seu time se destacar. No Anime após muitos desafios Hinata cria uma técnica que é sua defesa não tão poderosa quanto o kaiten de Neji e de Hiashi essa técnica é chamada de Shugo Hakke Rokujuuyonshou, que pode repelir ataques de Rank B pra baixo. Nos dois anos em que Naruto esteve fora para treinar com Jiraya, Hinata se empenhou em ficar mais forte, sempre treinando com seu primo Neji. Hinata também cria uma técnica chamada Juhou Soshiken, uma técnica de nível S que consiste em acumular chakra em ambas as mãos para atacar o inimigo.

Lucky Star

Lucky Star (らき☆すた Raki Suta?, lit. "Estrela de sorte") é um mangá yonkoma (tiras com 4 quadros) criado por Kagami Yoshimizu. A tira tem sido disponiblizada pela revista Kadokawa Shoten's Comptiq desde janeiro de 2004. Tiras referentes foram publicadas em outras revistas como a Shōnen Ace e outras. Como muitos yonkomas, não possui um roteiro fixo, e típicamente foca na vida diária das personagens.

Em agosto de 2005, um drama CD baseado na série foi lançado, e em dezembro de 2005, um jogo para Nintendo DS chamado de Lucky Star Moe Drill foi lançado. Uma sequencia, também para DS, chamada Shin Lucky Star Moe Drill foi lançada em maio de 2007, e uma visual novel para playstation 2 foi lançada em janeiro de 2008. A adaptação para anime produzida pela Kyoto Animation foi exibida em 24 episódios na TV Chiba, uma rede de televisão japonesa, entre 8 de abril de 2007 e 16 de setembro de 2007. O anime tem sido licenciado nos Estados Unidos pela Kadokawa Pictures e distribuido pela Bandai Entertainment, desde 16 de março de 2009, todos os seis dvs foram lançados. Um OVA foi lançado em 26 de setembro de 2008 acompanhado de um drama CD. Bandai Entertainment lançou o OVA em uma versão legenda em inglês somente, em 4 de agosto de 2009.

Pioneiros

Em 1906 aparece o primeiro filme de animação, "Humorous Phases of funny face", do produtor americano James Stuart Blackton. Em 1907 se fez a primeira produção de animação japonesa, em onde sai um menino marinheiro. Em 1908 aparece na França "Fantasmagorie", do desenhista Emile Cohl e produzida por Gaumont. Este tipo de filmes de animação chega nos cinemas japoneses para 1910. Entre 1914 e 1917 se exibiram aproximadamente 93 filmes de animação estrangeiros, sendo as americanas as de maior popularidade. Ante tal fenômeno, os produtores japoneses começaram a plantear-se a realização de cinema de animação nacional.

A companhia Tennenshoku Katsudo Shashin (Tenkatsu) é quem reage primeiro, encarregando em 1916 ao desenhista de mangá Oten Shimokawa um filme do gênero. Naquela época não existia documentação no Japão sobre as técnicas de animação, por isso a tarefa de Shimokawa não foi fácil. Não obstante, conseguiu realizar o primeiro filme de animação japonesa, Imokawa Mukuzo, Genkanban no maki (Mukuzo Imokawa e o guarda da entrada) estreada em janeiro de 1917. Por sua vez, o pintor de estilo ocidental Seitaro Kitayama, interessado pelos filmes estrangeiros de animação que via, apresenta um projeto de realização própria à companhia Nippon Katsudo Shashin (Nikkatsu), que esta aceita encargarle. Kitayama também não era um experto na animação, mas a base de provas e erros, conseguiu terminar Saru Kani gassen (A batalha do macaco e o caranguejo), baseada em um conto popular japonês, que foi estreada em maio de 1917. Shimokawa e Kitayama começaram a realização de seus filmes em 1916, coincidindo com a implementação do desenhista de mangá de corte político Sumikazu Kouchi, que por encargo agora da companhia Kobayashi Shokai, estrearia em junho de 1917 Hanawa Hekonai, Shinto no maki (Hekonai Hanawa e sua nova espada), com um samurai como protagonista.

A história do cinema de animação japonês começa efetivamente em 1917 graças aos trabalhos destes três pioneiros, mas não se conserva cópia de nenhuma destes filmes por isso se desconhecem outros dados. A de Kouchi foi a mais elogiada delas pelas críticas da época, sendo além disso a primeira a rodar-se, mesmo que se estreasse depois dos outros dois. Em Março de 2008, foi encontrado em uma loja de antiguidades dos curtas de animação pioneiros: Namakura Gatana de 1917 e Urashima Tarō de 1918.[1] Shimokawa chegou em realizar cinco filmes de animação, mas devido à sobreexposición ao reflexo luminoso que comportava o processo, seus olhos experimentavam grande cansaço, por isso decidiu abandonar este trabalho e voltar a desenhar mangá. Kouchi também se apartou do cinema de animação após realizar quatro filmes, mas depois voltaria temporariamente a este campo devido a que personalidades da esfera política lhe encarregaram curtos de propaganda. Pelo contrário, Kitayama, se dedicou plenamente à realização de filmes de animação. Começou empregando como ajudantes a jovens aspirantes a pintores, aos que ensinava as técnicas do desenho animado. Kitayama, que em 1917 chegou em realizar até dez filmes, apresenta esse mesmo ano um filme baseada no personagem infantil Momotaro, que consegue exportar à França, convertendo-se no primeiro produto de animação japonesa que chega em ocidente. Kitayama cria seus próprios estudos de cinema em 1921 mas o Grande terremoto de Kanto de 1923 destruirá suas instalações de Tokyo, por isso decide mudar-se para Osaka.

Ali se aparta dos desenhos animados para dedicar-se a rodar documentários informativos para uma empresa de notícias local. Não obstante, a grande importância do trabalho de Kitayama residirá em haver ensinado as técnicas da animação a uma série de jovens que prosseguirão o trabalho que ele começou.

Um destes foi Sanae Yamamoto, (cujo nome original era Zenjiro Yamamoto). Era um aspirante a pintor que acudiu a trabalhar aos estudos de Kitayama, onde ficou fascinado pelo mundo do desenho animado. Ao ir-se seu professor de Tokyo, Yamamoto decide independentizar-se e formar seus próprios estudos de animação. Em 1925 realiza Ubasute yama (A montanha onde se abandona aos velhos), que tem como tema o respeito e cuidado dos idosos. Consegue o patrocínio da Secretaria de Educação para uma série de filmes de animação de corte educativo, e entre suas obras mais representativas se encontram Usagi to Kame (O coelho e a tartaruga, 1924) e Nippon ichi no Momotaro (Taro Pêssego, o número 1 do Japão, 1928).

Também desta época é Shiobara Tasuke, dirigida por Hakuzan Kimura. Este trabalhava pintando murais de anúncio para as salas cinematográficas, mas muda sua profissão para dedicar-se aos desenhos animados, destacando em breve pelas suas histórias de samuráis. Em 1932 roda o primeiro filme erótica da animação japonesa, Suzumi-Bune (O passeio noturno em navio), que lhe custa ser detido pela polícia, que além disso confisca o filme. Kimura, indivíduo do qual se desconhecem muitas coisas, entre elas as datas de nascimento e morte, se retirará depois deste incidente. Existem rumores que uma cópia foi vendida ilegalmente ao estrangeiro, mas em qualquer caso Suzumi-Bune se transformou em um filme fantasma, impossível de ver. Aparentemente se tratava de uma transferência à tela do mundo erótico criado pelos artistas do Ukiyo-e do período Edo.

Outro discípulo dos pioneiros (neste caso de Sumikazu Kouchi) foi Noburo Ofuji, que começou a produção de desenhos animados graças à ajuda econômica de sua irmã maior, Yae, sendo seu primeiro filme Baguda-jo no tozoku (O ladrão do castelo de Baguda, 1926). Como material de trabalho utilizava o tradicional papel Chiyo, popular desde o período Edo, mas suas cores não puderam ser recolhidos pela fotografia em branco e preto da época. Ofuchi também realizou vários filmes de animação com silhuetas, como foi o caso de Kujira (A baleia, 1927), cujas imagens fez acompanhar com a música da ópera Guillermo Tell de Rossini. Ofuchi dedicou muito tempo a estudar a possibilidade do cinema sonoro e em cor, e graças à ajuda de sua irmã, conseguiu realizar quase todos seus filmes praticamente só.

Em 1923, ano do Grande terremoto de Kanto, Yasuji Murata ingressa na recém formada Yokohama Cinema Shokai, em princípio dedicada à importação de filmes estrangeiros. Murata começa a trabalhar ali pintando esporadicamente murais de filmes para os cinemas, mas o presidente da companhia lhe contrata como empregado fixo ao ver seu talento para o desenho. Murata também escrevia os rótulos para os filmes estrangeiros da companhia, mas, impressionado pelos filmes de animação de John Randolph Bray que aquela importava, propõe a seu presidente a produção própria de fitas similares. Autodidata da matéria, Murata escolhe uma popular história infantil para sua primeira realização, Saru Kani gassen (A batalha do macaco e o caranguejo, 1927). Desde então até que deixa a companhia em 1937, Murata roda cerca de 30 filmes de desenhos animados, a maioria de corte educativo.
[editar] Primeiros avanços técnicos
A lebre e a tartaruga de Sanae Yamamoto feito em 1924

Normalmente o trabalho de animação era muito laborioso. A empresa Yokohama Cinema Shokai se antecipou a seus competidores ao comprar uma nova câmara de motor automático que não requeria movimentar uma manivela, o qual permitia acelerar o trabalho. O primeiro filme rodada com esta câmara será Kaeru wa kaeru (Uma rã é uma rã, 1929), encarregada novamente a Yasuji Murata.

Para o cinema de animação, o celulóide é um material indispensável, mas no Japão não se fabricava. O celulóide começou a distribuirse com profusão nos Estados Unidos no final de 1914 com os trabalhos de Earl Hurd, quem além disso o patenteou. Como produto de importação, o celulóide era muito caro no Japão, por isso no seu lugar se empregava uma espécie de cartolina sobre a qual se desenhavam as personagens, que depois se recortavam e fotografavam (sistema chamado cut out).[2] Murata era um professor desta técnica e não tinha nada que invejar a seus competidores que usavam celulóide. Como título mais representativo de animação por cut out destaca seu Tsuki no miya no Ojo sama (A rainha do Castelo da Lua, 1934).[3]
Chikara to Onna no Yo no Naka de Kenzo Masaoka feito em 1932

O primeiro a utilizar no Japão o tão prezado celulóide para o cinema de animação foi Kenzo Masaoka, nascido em uma família endinheirada de Osaka. Após estudar desenho em uma Escola de Artes, inicialmente entra no mundo do cinema como ator, abandonando logo depois em favor da realização de desenhos animados. Seu primeiro filme foi Nansensu monogatari Sarugashima (A absurda história da ilha dos macacos, 1930), sobre um rapaz criado por um macaco. Masaoka realizou também o primeiro filme de animação sonora, Chikara to onna no yo no naka (As mulheres e a força movimentam o mundo, 1932), onde utiliza parcialmente o ainda caro celulóide. Masaoka não poupou despesas para aumentar a qualidade de seus filmes, e assim a partir de Chagama ondo (O ritmo da chaleira, 1934) empregará o celulóide para o total de suas obras. Outro de seus títulos, Mori no yosei (A fada da floresta, 1935), recebeu elogios de seus colegas no mundo da animação e foi comparado aos curtas Silly Symphonies de Walt Disney.

Enquanto que a maioria dos cineastas contemporâneos se dedicavam a fazer filmes de propaganda bélica para o exército nacional, Masaoka realizará durante a guerra uma obra de grande poesia que fará esquecer as penúrias da época e que ficará para a posteridade do gênero, Kumo to churippu (A tulipa e a aranha, 1944). De suas fitas de pós-guerra, a mais representativa será Sute neko Tora-chan (Tora, o gato abandonado, 1947), sobre uma gata que decide criar a um gatito que foi abandonado. Masaoka, por haver sido o primeiro a introduzir o celulóide nos desenhos animados e o primeiro também em realizar um filme sonora desta modalidade, foi chamado o pai da animação japonesa e é respeitado como tal.
[editar] II Guerra Mundial
Taro Melocotón, o guerreiro divino dos mares: o primeiro longa metragem de anime com áudio feito em 1943

Em 1933, Mitsuyo Catedral é contratado pelos estudos de Kenzo Masaoka. Catedral era um desenhista que destacou em breve pela grande rapidez com que realizava seu trabalho, que foi decisiva na anteriormente citada Chikara to onna no yo no naka. Catedral, que aprendeu a técnica de sonorização de Masaoka, em breve se independizó. Seu primeiro filme foi Osaru Sankichi. Bokusen (Sankichi o macaco. Defesa antiaérea, 1933), que recebeu muito boas críticas.

No dia 7 de dezembro de 1941 o Japão ataca a base norte-americana de Pearl Harbour, começando sua participação na II Guerra Mundial. Então, a Armada Imperial encarrega a Catedral um filme de propaganda que realce os sucessos militares do Japão de cara aos mais jovens. Assim, com uma equipe de cinco pessoas, Catedral realiza o filme de desenhos animados Momotaro no umiwashi (As águias marínas de Taro pêssego, 1942), de 37 minutos de duração, que apesar de seu descarado caráter propagandístico, teve grande sucesso entre o público infantil. Foi protagonizada pelo personagem dos contos infantis Momotaro, que aqui é o capitão de um porta-aviões, enquanto cachorros, macacos e perdizes serão os pilotos de aviação. A frota inimiga vem dirigida por um personagem de grande parecido com Brutus, antagonista de Popeye, que aqui corre de um lado para outro fugindo dos ataques japoneses.

Catedral começa a fazer parte da Shochiku Doga Kenkyusho, onde também se encontrava Kenzo Masaoka, e ali volta a receber um encargo da Armada. Em janeiro de 1942, o Corpo de Pára-quedistas da Armada tinha descido sobre a ilha de Sulawesi (Indonésia), conquistando a base americana, por tanto se decidiu arejar também este primeiro sucesso do corpo ante as crianças japoneses com outro filme de desenhos. Desta maneira se façanha a realização de Momotaro, umi no shimpei (Taro Pêssego, o guerreiro divino dos mares, 1943), com uma equipe de 70 pessoas (o maior até então na história da animação) e um tempo total de elaboração de 14 meses. Finalmente se conseguiu toda uma superprodução de 74 minutos de duração, mesmo que a equipe se tinha reduzido a 25 pessoas por haver sido chamado a filas parte do pessoal masculino e às fábricas de armamento o feminino. Terminada a guerra, Catedral realizou em 1947 Osama no shippo (A fila do rei), vagamente inspirada no famoso conto de Hans Christian Andersen O traje novo do imperador, mas o filme não se chegou em estrear. Depois disto, Catedral deixa o cinema e se dedica a desenhar para as revistas de crianças, ou a desenhar personagens para adornar a roupa infantil.

Em 1933 se estreia Ugoku-e Kori no tatehiki (O duelo do raposo e o tejón em desenhos animados), que contava uma história protagonizada por uns tejones que vivem em um templo budista. Um raposo que adotou a forma de samurái chega ao templo, sucediéndose um duelo de transformações entre os tejones e o raposo que termina com a derrota deste último. Entre os gags que aparecem no filme, está o do raposo-samurái disparando uma metralhadora. O diretor foi Ikuo Oishi, quem após filmar um anúncio em desenhos animados para uma fábrica de chocolate, decidiu dedicar-se à realização de cinema de animação. Sua obra mais representativa foi Futatsu no Taiyo (Os dois sóis, 1929), mas com o estalo da guerra se dedicou a realizar filmes de instrução para a Armada. Durante um destes trabalhos, o navio no qual voltava de rodar umas tomadas no estrangeiro é afundado por um submarino norte-americano, falecendo.

Em 1940 se estreia uma adaptação em desenhos animados da famosa ópera de Puccini Madame Butterfly, Ou-Cho fujin no genso (Fantasia sobre a Dama Borboleta), realizada pelo sistema de animação com silhuetas e assinada por Kazugoro Arai e seu amigo Tobiishi Nakaya. Arai, que da mesma forma que Tobiishi na verdade exercia como dentista, decidiu dedicar-se à animação por sombras após ficar fortemente impressionado pela visão da alemã Prinzen Achmed(1926) de Lotte Reiniger. Nos momentos livres que lhes deixava sua profissão, ambos se dedicaram a estudar o mundo da animação, chegando em converter-se em profissionais. Em 1942 Tobiishi morreu como conseqüência da guerra, mas Arai continuou seu trabalho sozinho. De suas obras mais representativas destacam Ogon no tsuribari (O anzol de ouro, 1939), Jack to mame no ki (Jack e a mata de habichuelas, 1941) e Kaguya hime (A princesa resplandecente, 1942).
[editar] Pós-guerra

Com a derrota do Japão em agosto de 1945 termina a II Guerra Mundial, constituyéndose em outubro do mesmo ano a Shin Nihon Dogasha, dedicada à produção de filmes de desenhos animados, com Sanae Yamamoto e Kenzo Masaoka como figuras principais. Centrada em Tokyo, chegou em reunir até 100 pessoas para dedicar-se ao mundo da animação, mas a falta de trabalho obrigou a dissolver a recém-nascida companhia. Em 1947, contando então com a colaboração de Yasuji Murata, se forma no seu lugar a Nihon Manga Eigasha, onde Masaoka conclui Sakura (A cerejeira), obra que descreve as belezas de Quioto ao longo das quatro estações mas que, no entanto, você não chega em estrear-se. Após isso, em 1948 Yamamoto e Masaoka decidem independentizar-se de Nihon Manga Eigasha para formar a Nihon Doga Company.

Em setembro de 1950, com grande atraso, se estreia no Japão o filme de Disney Blancanieves e os sete anõezinhos (1937), que segundo se diz, o diretor de animação Osamu Tezuka viu aproximadamente 50 vezes. Em 1952 Noburo Ofuji roda um remake de seu filme de 1927 Kujira (A baleia). À idéia primitiva de animação por sombras, Ofuji acrescenta a inspiração das vitrinas ocidentais para utilizar celofane colorido. No Festival de Cannes de 1953 competiu na seção de curtos, mas finalmente o prêmio se o levou Crina Blanc (Albert Lamourisse, 1953), ficando sua obra em segundo posto. Se diz que Pablo Picasso viu então este trabalho de Ofuji, pelo que ficou fortemente impressionado. Logo depois, o filme de animação por silhuetas Yurei-sen (O navio fantasma, 1956) consegue um prêmio especial em Veneza, com o que o nome de Ofuchi passa a ser reconhecido no estrangeiro.

Em janeiro de 1950, o desenhista Ryuichi Yokoyama, conhecido pelo mangá Fuku-chan, decide dedicar-se ao mundo da animação após haver visto o curto de Disney The Skeleton Dance (1929), que se tinha estreado no Japão em 1930. Para isso, compra uma câmara de 16 mm e transforma sua casa em estudo de cinema, que chamará Otogi Productions, começando o trabalho em março do mesmo ano com uma equipe de seis pessoas. Seu primeiro filme será o mediometraje Onbu ou-bake (O duende a ombros), da qual fará uma projeção em sala privada em dezembro de 1955, com assistência de várias personalidades da esfera cultural, entre elas Yukio Mishima. Seu segundo filme será Fukusuke, estreada em salas comerciais em outubro de 1957. Ao ano seguinte utilizará o amplo terreno do jardim de sua casa para construir uns estudos maiores, aumentando sua equipe a 23 pessoas. Após isso realiza seu terceiro filme, Hyotan Suzume (1959), que conta a luta contra umas rãs malvadas que hão quebrado a paz de uma aldeia de pacíficas congêneres. A seguir estreia Otogi no sekai ryoko (Viagem ao redor do mundo, 1962), composta por cinco partes, a terceira dos quais, Tatsumaki nem sukareta akai shatsu (A camisa vermelha que se levou o ciclone), tem o interesse adicional de referir-se ao estilo do ukiyo-e.

Otogi Productions necessitou consideráveis empréstimos de dinheiro para poder realizar longas-metragens, mas não conseguiu recuperar o investimento realizada, por isso terminou em quebra em 1972. Yokoyama termina assim seu trabalho mas contribuiu à formação de novos técnicos do gênero. Um deles, Shinichi Suzuki, chegou em realizar pela sua conta um curtametragem de ciência-ficção titulado Purasu 50.000 nen (50.000 anos depois, 1961), que recebeu boas críticas na França por causa de sua projeção no Festival Internacional de Curtametragens.
[editar] Bunraku

No Japão existe um teatro tradicional de bonecos chamado Bunraku, que ainda se representa de vez em quando. No cinema de animação existe também a variante de filmes de marionetes, cujo mais conhecido expoente está na cinematografia tcheca. Tadahito Mochinaga (1919-1999) foi o primeiro a produzir animação baseada no bunraku, e ensinou esta técnica para o cinema de animação aos produtores chineses. Mochinaga, discípulo de Mitsuyo Catedral, tinha sido encarregado de realizar filmes na China durante a guerra, permanecendo ali até 1955. Ao retornar a o Japão forma a Ningyo Eiga Seisakusha, dedicada ao cinema de marionetes e que oferece nove títulos, dos quais destacam Uriko Hime to amanojaku (A princesa Uriko e o diabo raivoso, 1956) e Chibikuro Sambo no tora taiji (O negrito Sambo vence o tigre, 1956). Este último conseguiu o prêmio ao melhor filme infantil no Festival de Cinema de Vancouver.

Como discípulos mais avantajados de Tadahito Mochinaga no cinema de marionetes destacam Kihachiro Kawamoto (1924) e Tadanari Okamoto (1932-1990). Kawamoto, após uma etapa trabalhando com Mochinaga, viaja para Tchecoslováquia em 1963 para conhecer a seu admirado Jirí Trnka (1912-1969), graças ao qual aperfeiçoa a técnica de animação de marionetes. De volta a o Japão realizará com produção própria títulos desta modalidade como Hanaori (A flor arrancada, 1968), Oni (O demônio, 1972), Dojoji (O templo de Dojo, 1976) e Kataku (1979), na sua maior parte baseados em peças tradicionais do teatro Não ou o Kyogen.

Kawamoto conseguiu vários prêmios em festivos internacionais, dando assim seu nome a conhecer no estrangeiro. Tadanari Okamoto, que aprendeu também a técnica de Mochinaga, se independizará para formar a Eko xá, dedicada ao público infantil. Seus trabalhos mais representativos foram Fushigi na kusuri (Um medicamento estranho, 1965), Home my home (1970), Chiko tão (1971) e Okon joruri (1982).
[editar] A indústria de animação
[editar] Toei Doga

Ver artigo principal: Toei Doga

Em agosto de 1958 nasceu a maior produtora de cinema de animação do Japão, Toei. Hiroshi Okawa, presidente da produtora, se fixa nas suas viagens ao estrangeiro no cinema de desenhos animados norte-americano, e decide colocar os meios necessários para o crescimento em qualidade do gênero no Japão até fazê-lo exportável e competitivo. Até então, os produtores de japoneses de cinema de animação contavam com instalações muito pobres e equipes reduzidos, por isso não era possível realizar longas-metragens tão notáveis como os ocidentais, nem alcançar-lhes também não em longitude ou volume. Okawa, após estudar a situação do gênero no Japão, decide comprar a companhia Nichido Eiga de Sanae Yamamoto, passando este e seus 23 empregados a fazer parte de Toei, que cria a subdivisão Toei Doga.

Okawa, ao som de seu lema favorito, temos que converter-nos na Disney de Oriente, construiu uns estudos de três plantas com todas as facilidades modernas, e pôs Yamamoto à frente destes como principal responsável. Seu primeiro e espetacular trabalho será Hakujaden (A legenda da serpente blanca, 1958), superprodução de 78 minutos na qual trabalharam 109 pessoas e que se transforma no primeiro longa-metragem em cor do cinema de animação japonês.

Graças ao sucesso desta primeira produção, Okawa se marcou o objetivo de estrear um longa-metragem de animação por ano. Um dos que receberam maior aceitação de crítica e público foi Oji no orochi taiji (O valente príncipe derrota à serpente gigante, 1963), dirigida por Jugo Serikawa (1931-2000), que procedia do cinema de imagem real (era ajudante de direção de Nobuo Nakagawa e Kyotaro Namiki em Shintoho). Entre os ajudantes de Serikawa neste filme estava o ainda desconhecido Isao Takahata, assim como Yasuo Otsuka (1931), que era um funcionário dedicado à luta anti-você droga que deixou seu trabalho para dedicar-se à animação.

Takahata realizaria outra das obras-primas do cinema de animação de Toei Doga, Taiyo no Oji. Horusu no daiboken (As aventuras de Horus, Príncipe do Sol, estreada na Espanha como A princesa encantada, 1968), baseada em uma mistura da saga Yukara com legendas escandinavas e que contava a luta do valente príncipe Horus contra o país dos gelos e a neve, dominado por um ser malvado e sua irmã menor Hilda, obrigada a seu pesar a obedecê-lo. Hilda, que possui uma formosa voz, é incapaz de resistir-se às ordens de seu irmão e tentará destruir a aldeia onde vive Horus. Este tipo de tormento psicológico pela luta entre o bem e o mal de um personagem, além disso feminino, não se tinha visto nunca no cinema de animação, por isso foi muito comentado. O responsável principal deste retrato psicológico foi Yasuji Mori (1925-1992), enquanto que o jovem desconhecido que se encarregou do design das paisagens da aldeia foi Hayao Miyazaki (1941), que ganhou prestígio entre a profissão graças a isso. O tema da princesa encantada era o de unir-se para fazer frente às dificuldades, mas isto foi também a história que rodeou a sua filmagem: uma equipe com vontade de trabalhar frente a uma produtora que não parava de colocar colas ante a contínua escalada do orçamento e o prolongamento do trabalho. De fato, esteve a ponto de paralisar-se a produção do filme, mas graças à insistência com que Takahata e sua equipe defenderam sua causa ante seus chefes, pôde terminar-se. Apesar das boas críticas que colheu, o filme, que tinha custado uma fortuna, sofreu um duro fracasso comercial, do qual Takahata foi obrigado a fazer-se responsável com uma redução de categoria e salário mais que notável. Ante isso, Takahata e Miyazaki decidem abandonar Toei logo depois e buscar a forma de continuar realizando livremente filmes de desenhos animados. Outros títulos representativos de Toei Doga foram Wan Wan Chushingura (Rock o valente, 1963, Daisaku Shirakawa), Nagagutsu wo haita neko (O gato com botas, 1969, Kimio Yabuki), Dobutsu Takarajima (A ilha do tesouro, 1971, Hiroshi Ikeda e Yasuji Mori) e Tatsu no ko, Taro (Taro, o filho do dragão, 1979, Kirio Urayama).

Toei Doga (que em 1998 mudará seu nome pelo de Toei Animation), se antecipou a seus competidores ao começar em 1993 a digitalização do processo de animação, que substituiu aos longos processos tradicionais e que hoje dia é empregada na quase totalidade do gênero produzido no Japão. Por isso, a Okawa lhe corresponde não só o mérito de ter apostado pela animação japonesa conseguindo levá-la até um nível que permitisse sua exportação a todo o mundo, mas também o de ter produzido sua digitalização, criando com ambas decisões as bases para seu crescimento e difusão.
[editar] Osamu Tezuka

Ver artigo principal: Osamu Tezuka

Osamu Tezuka (1928-1989) foi também uma figura código. Era um estudante de medicina que se viu obrigado a trabalhar nas fábricas durante a guerra. Em abril de 1945, um dia que descansava da fábrica, vê o filme de Mitsuyo Catedral Momotaro, umi no shimpei (Taro Pêssego, o guerreiro divino dos mares, 1943) que, segundo o que anotou no seu diário, lhe deixou impressionado até o ponto de prometerse realizar algum dia seu próprio filme de animação. Com objeto de concretizar este sonho, em 1961 formaria sua própria companhia, Mushi Production.

Sua primeira obra, de caráter experimental, é Aru machikado no monogatari (História de um canto da rua, 1962). Com um fundo antimilitarista, os protagonistas são as paredes de uma cidade, testemunhas de uma apaixonada história de amor entre o pôster de um violinista e o pôster de uma pianista, romance que será interrompido continuamente pelos posters de um ditador. Com uma duração de 39 minutos e um tom poético, Tezuka coordena a montagem e a direção, contando neste último afastado com a ajuda de Eiichi Yamamoto (1936), procedente de Otogi Productions, e Yusaku Sakamoto, que vinha de Toei Doga.
[editar] Séries para televisão

A seguinte realização de Mushi Production foi uma série para a pequena tela. A televisão começou suas emissões no Japão em 1953, e as primeiras amostras de animação que se televisionaram procediam dos Estados Unidos, com grande popularidade entre o público infantil. Toei Doga também se colocou a possibilidade de criar séries de desenhos para a televisão, mas uma entrega por semana supunha um trabalho muito pesado para ser rentável, por isso abandonou a idéia. Por outro lado, Tezuka, ao frente de Mushi Production, decidiu enfrentar o desafio que isso supunha, nascendo assim a primeira série da animação japonesa, com entregas semanais de 30 minutos.

O tema eleito foi a personagem de mangá que o próprio Tezuka tinha criado para aparecer periodicamente em uma revista shonen, o robô Tetsuwan Atomu. O laborioso trabalho que supunha fazer quatro entregas mensais aconteceu pelo sistema de animação limitada, que empregava a menor quantidade possível de celulóide. Em janeiro de 1963 se começa a emitir a série, que se ganhou em seguida a aceitação infantil, chegando até um terço da audiência. Após isso, Toei Doga decide aproveitar o fenômeno e em novembro do mesmo ano emite seu Okami shonen Ken (Ken, o menino lobo, Sadao Tsukioka), segundo uma história original que de certo modo se aproximava à Do livro da selva de Rudyard Kipling.

Janguru Taitei (O império da selva, 1966) é outra das obras mais conhecidas de Tezuka, e a primeira do meio que utiliza a cor. No entanto, naquela época a televisão em cor era um luxo que poucos podiam permitir-se, por isso a maioria das crianças teve que vê-la em branco e preto.

Estas obras de Mushi Production para televisão conseguiram vender-se aos Estados Unidos, onde Tetsuwan Atomu foi rebatizada como Astroboy e Janguru Taitei como Kimba, O Leão Branco, nomes com que mais demore saltariam à Europa.
[editar] Os robôs gigantes

(são chamados de mecha)

Graças ao sucesso das séries de televisão de Mushi Production e Toei Doga, em breve surgiu a concorrência por parte de outras produtoras. Qualquer gênero era suscetível de ser usado: esportes, fantasia, você aventura, séries para garotos e para garotas,… Da mesma forma que Astroboy, muitas destas séries se emitiram no estrangeiro. Já na década dos 60 com o anime em branco e preto de Tetsujin 28-go, da produtora TCJ e baseada no mangá homônimo de Mitsuteru Yokoyama (considerado o criador do gênero) começou o tema dos robôs gigantes, série que também se vendeu aos Estados Unidos onde a titularam Gigantor, mesmo que não foi até princípios dos anos 70 quando começou o auge das séries de robôs gigantes com a Mazinger Z, baseada nos personagens criados por Go Nagai, à qual seguiiriam várias imitações.

Parte destas séries se exportaram, mas algumas delas resultaram problemáticas em países como a França ou as Filipinas. Também houve séries de caráter educativo baseadas na literatura ocidental, algumas tão mundialmente famosas como Heidi, (1974), O cachorro de Flandres, (1975) ou Marco, dos Apeninos aos Você ande, (1976). Destas, Heidi foi dirigida principalmente por Isao Takahata, enquanto o design e paisagens das cenas correu a cargo de Hayao Miyazaki. Inclusive viajaram à Suíça para buscar paisagens reais que depois pudessem utilizar. A série se emitiu na Itália em 1976, mas muitos pensaram que se tratava de uma série italiana e não japonesa. Graças à série Uchu Senkan Yamato (Space Battleship Yamato, também traduzida como Star Blazers, 1974), a animação japonesa chegou em ser reconhecida.

Na sua primeira retransmissão não conseguiu uma repercussão destacada, mas sim no seu segundo passe, e a partir que se efetuasse um remontaje para sua exibição em salas cinematográficas, que provocou que os jovens fizessem fila ante os cinemas desde a noite anterior à estréia, feito com que foi recolhido por todos os periódicos do momento como fenômeno sociológico. O criador dos personagens desta série foi Reiji Matsumoto, e graças ao sucesso de Yamato, outras de suas obras foram adaptadas à tela. Destas, a mais popular foi Galaxy Express 999 cujas adaptações para o cinema, realizadas por Rintaro começaram a estrear-se em 1979.

O motor das histórias arrancava de uma máquina de trem a vapor que, no futuro, empreendia uma viagem a inclinação de diversos planetas, seguindo a idéia do poeta e autor de contos infantis japonês Kenji Miyazawa (1896-1933) em seu Ginga Tetsudo no yoru (Trem noturno da via láctea). A imagem da locomotora sulcando o espaço era o laço de união entre as histórias.

Em 1979 se emitiu a série de robôs gigantes Mobile Suit Gundam de Yoshiyuki Tomino (1941), mas não conseguiu grande audiência. Não obstante, a alcançou na sua segunda emissão, chegando também a montar-se edições especiais para sua estréia em salas de cinemas (7 filmes entre o ano 1981 e o 2002). Da saga Gundam se emitiram até seis séries diferentes. Se venderam perfeitamente todo tipo de brinquedos e reproduções de robôs inspirados em Gundam.
[editar] O formato OVA

O formato OVA (Original Vídeo Animation) teve seu ponto culminante no começo da década dos 80. Se tratava de produções lançadas diretamente ao âmbito doméstico, sem haver sido emitida previamente pela televisão ou estreada em cinemas. A maior qualidade juntamente com a situação econômica do Japão fez com que este formato competisse com as séries televisivas que os admiradores se davam o luxo de comprar.

O primeiro ova foi o de Dallos realizado em dezembro de 1983. Era um anime de ciência ficção que foi fruto do pioneiro esforço do estudo Pierrot, que se aventurou neste novo e desconhecido feira livre.
[editar] Finais do século XX

As décadas dos 80 e 90 trouxeram coincidem com a irrupção a grande escala do anime em ocidente, entre cujos principais expoentes estariam séries como Dragon Ball (baseada no mangá homônimo de Akira Toriyama), Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco), Yu Yu Hakusho de Yoshihiro Togashi, Rurouni Kenshin (Kenshin, o Andarilho ou Samurai X), Slayers, Neon Genesis Evangelion (do diretor Hideaki Anno), Marmalade Boy ou Kimagure Orange Road, Inuyasha de Rumiko Takahashi, Yu-Gi-Oh! de Kazuki Takahashi, que permitiram o redescubrimiento do tema em ocidente e que em muitos países abriram o caminho à criação de culturas otakus próprias. Assim como também a massificação das cicas mágicas como Sailor Moon e Magic Knight Rayearth.
[editar] Inícios do século XXI

Uma parte considerável dos mangás de sucesso no Japão acabam na atualidade com sua versão em anime, exemplos claros dos quais são séries como Bleach,One Piece,Inuyasha,Naruto, e Fullmetal Alchemist, entre muitas outras. Começam a ser menos freqüentes as séries de anime originais (no sentido de não estar baseadas em mangá) além de dar-se muito menos o caso de mangá criado a partir de um anime.

Além disso, o terreno preparado no ocidente pelas séries das décadas anteriores permitiu que grande parte do anime criado seja traduzido e distribuído nos mercados de todo o mundo. Nos últimos anos surge além disso em ocidente, da mão das culturas da década dos noventa, grande quantidade de grupos e fansub que se encarregam de distribuir ilegalmente por internet muitas séries de anime (e mediante escaneos também os mangás mais conhecidos).

Postagens da emmanuella